Três concelhos da Região de Coimbra valorizam património com cultura em rede

Posted by
Spread the love

FOTO CJM

Os municípios de Penacova, Mealhada e Mortágua vão promover dois programas culturais em rede que valorizam o património comum e cujo financiamento europeu é superior a meio milhão de euros, foi hoje anunciado.

Em conferência de imprensa, em Penacova, autarcas dos três concelhos envolvidos realçaram que as atividades a desenvolver em conjunto, ao longo de um ano, visam dinamizar as praças das aldeias e promover o património e os sítios ligados ao tema das invasões francesas.

Com a realização do ciclo “Noites de verão – Praças com vida: cultura, património e animação”, um investimento de cerca de 288 mil euros, as três autarquias prometem “dar vida às praças das aldeias, jardins e centros históricos, com artes de rua, cinema, música, teatro, folclore e marionetas”.

“Marcos históricos: Invasões Francesas – A encruzilhada do Bussaco” é o tema do segundo programa cultural em rede, que “tira partido desse património comum que é o Bussaco e a sua história, nomeadamente no que à terceira invasão francesa diz respeito”, afirma em comunicado a Câmara da Mealhada.

Neste caso, o investimento ascende a 255 mil euros e “inclui um conjunto de ações que remetem para os dias que antecederam a Batalha do Bussaco, a 27 de setembro de 1810, para o campo de batalha e para a retirada das tropas”, através destes municípios vizinhos.

Com a realização itinerante de diversas atividades, as três autarquias pretendem reforçar a cooperação intermunicipal “que tem permitido valorizar e aprofundar a riqueza do território e da história” em torno do Buçaco, segundo o presidente da Câmara de Penacova, Humberto Oliveira, anfitrião da sessão de apresentação, que decorreu no Núcleo Molinológico da Portela de Oliveira.

Humberto Oliveira disse à agência Lusa que os dois programas em rede deverão ajudar “muitas associações culturais a retomar a atividade normal”, interrompida durante a pandemia da covid-19.

“Já cá tínhamos a serra e a história. Foi necessário potenciar estes produtos e é o que temos vindo a fazer”, afirmou, por sua vez, o presidente do município de Mortágua, Júlio Norte, que enalteceu o contributo do Exército Português e a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM).

Em setembro, realiza-se a Semana Napoleónica, com recriações históricas, passeios encenados e espetáculos, mas o programa começa já no sábado com a estreia, nos três municípios, do documentário “A primeira linha de Wellington”, de Paulo Fajardo.

No mesmo fim de semana, Penacova acolhe a primeira mostra gastronómica de 1810, com a adesão de vários restaurantes, segundo o vereador João Azadinho, da Câmara local.

Nuno Canilho, vereador da Câmara da Mealhada, salientou que o projeto “foi pensado numa vertente de itinerância e de continuidade, de forma a gerar a permanência, a pernoita no território, para que se possa, verdadeiramente, falar de turismo” em torno da temática das invasões francesas.

Também o secretário executivo da CIM da Região Coimbra, Jorge Brito, reiterou à Lusa a importância de “trabalhar este produto turístico de forma estruturada.

Está a ser instalada sinalética nos 19 municípios da CIM para que os visitantes, apoiados por um roteiro, possam localmente “descobrir factos históricos e curiosidades” sobre as invasões napoleónicas, explicou Jorge Brito.

“Em cada município da Região de Coimbra, o turista irá encontrar o conjunto de totens, assinalados neste mapa, onde em breve poderá ainda ativar uma experiência de realidade aumentada que enriquecerá o seu périplo pela região, proporcionando uma autêntica viagem ao tempo”, sublinha a CIM, num documento sobre o projeto.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.