Opinião: Relva sintética ou natural no estádio municipal? Estádio de todos

Posted by

O nosso estádio municipal, batizado com o nome de um dos primeiros ciclistas com dimensão mundial, tem sido alvo nos últimos meses de uma regeneração importante. Considero que o estádio municipal se tornou umas das marcas incontornáveis da cultura desportiva que se criou no período democrático. São muito poucos os municípios que não possuem uma infraestrutura que congregue um campo de futebol com bancadas a circundar, por vezes até com uma pista de atletismo a circundar antes da bancada.
Na minha visão o debate sobre o tipo de relvado que pretendemos para o estádio é muito mais que a discussão do tipo de relva que pretendemos. É sim a visão que desejamos para o futuro do desporto como um todo no nosso concelho. Isto é, se quisermos apostar num relvado sintético, estamos claramente a apostar em criar infraestruturas para a formação.
Um relvado sintético, para além de ter uma utilização praticamente ilimitada sem desgaste e custos mais baixos, serve essencialmente os clubes com escalões de formação e das divisões inferiores de futebol sénior. Um relvado natural, serve essencialmente o futebol profissional. Não só por ter custos associados que só se justificam com receitas que o futebol profissional produz, mas também porque tem um período de utilização diário muito limitado. Sendo que ficaria de usufruto exclusivo para uma só equipa.
Na Figueira penso que não haverá grandes dúvidas sobre qual será o relvado acertado para o estádio municipal. A aventura do futebol profissional já passou pela nossa cidade e passados 10 anos as marcas desse tempo ainda estão presentes nas infraestruturas e nos clubes. É importante criarmos uma base sólida na formação dos nossos clubes, não só no futebol, mas em todas as modalidades.
Por isso eu acredito num estádio municipal, aberto ao máximo de desportos, com condições superiores para a formação, que esteja permanente aberto a toda comunidade, com a pista de tartan aberta a qualquer um e no máximo de horas possível. Acabo apenas dizendo. O que a minha geração dava para ter tido uma pista de tartan e um relvado sintético para treinar.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.