Opinião: Milagre do sol?

Posted by

Este ano passa férias no concelho, para apoiar a economia local?

Passou mais de um ano desde que o mundo virou do avesso. Foram meses de incertezas e medos, onde nos foi cortada a nossa liberdade, pelo menos da forma como a conhecíamos antes. São de uma percentagem, sem precedentes, as pessoas, as famílias e as empresas que paralisaram e que desesperam por um recomeço digno.

Muitos são os municípios espalhados pelo nosso país que se desdobram em medidas de apoio para ajudar a sua comunidade a renascer das consequências da pandemia. Tirando uma “espécie de liberdade” em colocar esplanadas em tudo o que era canto, quais foram as medidas concretas, adotadas na Figueira, para ajudar o comércio local? Foram as obras que decorrem no nosso concelho? São as ruas condicionadas, fechadas e transformadas em estaleiros? Ou será que as medidas de desenvolvimento e de apoio a quem trabalha é prosseguir com os projetos que se baseiam numa “pegada ecológica” de betão?

Perante a falta de mais e melhores ideias, só nos resta acreditar no verão, à semelhança do que aconteceu em 2020. Comparamos a Figueira a outros locais do mundo e a solução aparece. Além disso, “Deus nos valha” as férias de muitos portugueses e estrangeiros que dão aquela “lufada de ar fresco” para os negócios locais.

Em relação à minha pessoa, fazer férias é descansar, é estar com quem mais gosto. E isso só encontro num local. É mesmo na “minha” Figueira. Mas o nosso concelho não vive só de praia, nem vive só do verão. O bom tempo vem aí e tudo indica que será bom para a economia e depois, quando julho e agosto passar? Vem as eleições e logo se vê? Ou vamos esperar mais 12 anos para se prometer “mais qualidade de vida” como se garante agora?

Durante todo o ano, o meu dia-a-dia é ajudar a economia local. Faço a minha parte, como a maioria das pessoas. E considero-me uma felizarda perante a qualidade de bem receber e de cativar que os nossos comerciantes apresentam. Mas no fim de contas, existe uma pergunta que continua por responder: Qual a estratégia de desenvolvimento para o nosso concelho? Não me digam que assenta no milagre do sol? O calor e o mar fazem-nos bem, mas não resolve os problemas dos Figueirenses durante todo o ano!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.