Opinião: Este ano passa férias no concelho,para apoiar a economia local? Um verão atrativo

Posted by
Spread the love

Chega o verão, o concelho da Figueira da Foz recebe um fluxo significativo de visitantes como é normal desde finais do século XIX. Se naquela época a praia da Figueira da Foz se destacava pela comodidade de ter linha férrea, infraestruturas avançadas e um desenvolvimento social significativo. Hoje, o concelho da Figueira da Foz atraí por motivos diferentes um público variado.
Sendo sincero, ao longo dos últimos verões não tenho tido grande oportunidade de sair do concelho no pico do verão, as funções que desempenho como autarca obrigam-nos a estar na freguesia sempre disponíveis para procurar solucionar situações. Na verdade, também não há grande necessidade de sair por motivos de lazer, na Figueira mesmo enquanto figueirenses, conseguimos fazer um programa suficientemente diversificado para tornar as nossas férias permanentemente interessantes.
Seja numa pequena volta pedonal na serra, seja numa volta ciclável até aos campos de arroz, seja numa ida à praia de Quiaios que tradicionalmente é menos ventosa que as praias a Sul da Serra. Os motivos de interesse são variados é mesmo importante que os figueirenses façam parte dessa descoberta.
Nas últimas semanas, enquanto coordenava os Censos na freguesia de Buarcos e São Julião, tive a perceção real da quantidade de segundas habitações que a nossa terra possuí, fiquei verdadeiramente surpreendido com a quantidade de pessoas que escolheram a nossa terra para adquirir uma casa de férias.
Muitas vezes nem nos apercebemos da quantidade de pessoas que nos visitam no verão, mas garanto-vos, só com o preenchimento das segundas habitações o fluxo populacional é de tal ordem que a economia figueirense revela-se altamente produtiva naqueles meses de verão. Se eu estarei cá para ajudar a economia, claro que sim, mas obviamente numa dimensão mais reduzida do que quem nos visita.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.