Opinião: A propósito do Dia Mundial da Língua Portuguesa

Posted by

O Dia Mundial da Língua Portuguesa comemorou-se no dia 5 de maio, tendo sido celebrado pela primeira vez, em 2020, após consagração pela UNESCO em novembro de 2019. Este facto constitui por si só um reconhecimento do lugar privilegiado ocupado pela Língua Portuguesa entre as grandes línguas do mundo, com os seus mais de 265 milhões de falantes assim como do seu crescente papel de língua internacional.
Por isso, este Dia Mundial da Língua Portuguesa deve ser olhado por todos como um meio de celebração da Língua e da sua dimensão global, refletindo e dando espaço à multiplicidade de vozes que dela fazem parte e que, sem dúvida, são um dos seus traços fundamentais.
No entanto, a este merecido reconhecimento falta ainda atribuir à Língua Portuguesa o importante papel de língua de trabalho ou língua oficial da ONU. Apesar dos contínuos esforços que têm vindo a ser feitos ao longo destes últimos anos para alcançar este objetivo, o caminho ainda se vislumbra longo. Uma das estratégias passa, sem sombra de dúvida, pela necessidade de prosseguir com a promoção global do valor da língua portuguesa, e este Dia Mundial da Língua Portuguesa encaixa totalmente nesta estratégia de promoção. Como professora de português da Escola Portuguesa de Union, em New Jersey, nos Estados Unidos, procuro junto dos meus alunos mostrar-lhes que este dia deve ser um motivo de orgulho para todos os que falam português; os que como eles receberam esta língua dos seus pais e avós, mas também para aqueles que a adotaram como sua própria.
Neste ponto é de vital importância salientar o papel desempenhado pela rede das escolas portuguesas no estrangeiro, quer no ensino em português, quer na formação de professores de língua portuguesa. No caso de New Jersey, há doze escolas comunitárias e algumas escolas públicas da área de Newark e Elizabeth que têm na sua oferta curricular a língua portuguesa. Nos Estados Unidos, o grande destaque dado pelo sistema educativo à lingua portuguesa concretiza-se também na sua acreditação como língua de acesso ao ensino superior através do exame NEWL (National Examinations in Work Languages).

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.