Mealhada abre concurso para investimento de 5,7 ME em novo edifício municipal

Posted by

FOTO CM Mealhada

O município da Mealhada aprovou o lançamento do concurso para a construção do novo edifício municipal, um investimento de 5,7 milhões de euros que deverá ocorrer no prazo de 24 meses.

O novo edifício camarário vai ser construído num terreno lateral aos atuais Paços do Concelho, no centro da cidade.

A obra inclui a construção de “quatro pisos (do rés-do-chão ao terceiro andar), assente numa filosofia de ‘open space’, que permitirá a interligação e fluidez de serviços, melhorando a capacidade de resposta ao munícipe”, refere a Câmara da Mealhada, no distrito de Aveiro, em comunicado de imprensa.

A autarquia pretende “reunir, num único espaço, a grande maioria dos serviços municipais, procurando-se promover uma maior eficiência e eficácia dos serviços que passam a operar todos no mesmo prédio”.

O projeto visa “melhorar as condições de trabalho dos funcionários” e criar “condições de acesso a pessoas com mobilidade condicionada”, já que o edifício existente é dotado de escadaria, para além de que, com a nova empreitada, vão ser “minimizados os custos energéticos, atualmente muito elevados”.

“Este edifício era amplo e moderno em 1895. Hoje, está a ruir, não tem condições, nem garante os preceitos que a câmara municipal exige a privados”, disse o vereador da Câmara, Nuno Canilho, citado em nota.

Entre 2005 e 2009, “tentou-se apresentar uma hipótese demasiado onerosa, com um custo provável de mais de 12 milhões de euros, que o município abandonou”, referiu o presidente da Câmara, citado na mesma nota.

“Até porque tínhamos dúvidas sobre a legalidade da adjudicação do projeto de execução. Daí a adjudicação de um novo projeto, mais económico e que, julgamos, servirá, durante muitos anos, o município e os munícipes”, explicou Rui Marqueiro.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.