Cirurgia robótica à coluna aumenta segurança do doente

Spread the love

A Spine Center – Cirurgia da Coluna acolheu ontem a primeira cirurgia em modelo experimental realizada em bloco operatório a nível nacional. Apesar de já estar a funcionar noutros países, o dispositivo usado para esta intervenção ainda não se encontra homologado para Portugal.
Na prática, trata-se de um robô que permite fazer uma cirurgia à coluna vertebral para a colocação de implantes usando uma dupla tecnologia: cirurgia da navegação associada à cirurgia robótica. Uma novidade que, segundo Luís Teixeira, permite aumentar a segurança da intervenção cirúrgica, reduzir o tempo em que o doente está no bloco operatório (metade ou um terço do que é habitual) e, acima de tudo, “levar a precisão ao extremo” na colocação dos implantes. “O tremor e a fadiga da mão humana desaparece e a cirurgia pode ser feita com um planeamento pré-operatório extremamente minucioso”, frisou o especialista.
Em declarações aos jornalistas, Luís Teixeira afirmou que, se tudo correr bem (equipamento homologado) , será possível usar este braço robótico em Portugal até ao final do presente ano.

Notícia completa na edição impressa e digital do DIÁRIO AS BEIRAS

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.