António Costa identifica “fase de viragem” e afasta cenários de crise

Posted by

O primeiro-ministro, António Costa, disse hoje acreditar que Portugal está a viver uma “fase de viragem” no combate à pandemia de covid-19 e afasta cenários de crise política, incluindo na negociação do próximo Orçamento do Estado.

António Costa afirma, em entrevista hoje publicada na imprensa, que o país está “claramente numa fase de viragem de página” e antecipou a possibilidade de a abertura do novo ano escolar, em setembro, ser o momento de “novo arranque geral da sociedade”.

“Temos conseguido manter a pandemia controlada, não obstante já termos concluído as fases de desconfinamento; temos o processo de vacinação a ganhar uma tração crescente; e temos, por outro lado, também o plano de recuperação económica entregue em Bruxelas, e contamos que ele possa ser aprovado na presidência portuguesa”, afirmou.

O verão “completará essa viragem e, se não houver novas surpresas que o vírus” provoque, Costa considera que é possível “encarar a próxima reabertura do ano letivo como um momento de novo arranque geral da sociedade”.

Em entrevista ao DN JN e TSF, o chefe do executivo e líder do PS disse não recear uma crise na negociação do próximo orçamento, contrapondo outros receios: “A única coisa que eu receio é mesmo o que possa acontecer com as variantes da covid. É mesmo a única coisa que receio”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.