Sistema de drenagem urbana sustentável recebe prémio internacional de design

Posted by

FOTO DR

Um sistema de drenagem urbana sustentável que utiliza produtos cerâmicos de baixo valor comercial foi distinguido com o iF Design Award, anunciou o Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro (CTCV), que é parceiro no consórcio do projeto.

Intitulado Life CerSuds – Sistema Cerâmico de Drenagem Urbana Sustentável, este projeto é financiado pela Comissão Europeia através do programa Life.

O objetivo principal do projeto é, segundo os seus promotores, “reforçar a adaptabilidade das cidades às alterações climáticas, promovendo simultaneamente a utilização de infraestruturas verdes no planeamento urbano”.

“Tal será efetuado através da implementação de um demonstrador do sistema urbano de drenagem sustentável”, consistindo este “numa superfície permeável cuja pele é constituída por um sistema inovador, de reduzido impacto ambiental, baseado no uso de telhas cerâmicas de baixo valor comercial”, acrescentam.

O CTCV sublinha que este prémio é “reconhecido internacionalmente pela organização de design mais antiga do mundo como um selo de excelência em design”.

“O Life CerSuds foi escolhido por um júri composto por 98 grandes especialistas em design, de mais de 20 países”, tendo competido “cerca de 10.000 projetos de 52 países”, acrescenta.

Este projeto tem como parceiros o CTCV, o Instituto de Tecnologia Cerâmica, o Centro Cerâmico de Bolonha, a Universidade Politécnica de Valencia, o Ayuntamiento de Benicàssim e as empresas CHM e Trencadis.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.