Opinião: Otimismo

Posted by
Spread the love

Receia que o concelho não passe à fase seguinte do desconfinamento?

Sou otimista por natureza e raramente a palavra receio entra no meu vocabulário. Posto isto, mesmo tendo noção de que há ainda muito por saber acerca deste vírus e do seu comportamento, acredito que há uma tendência geral para a evolução favorável da pandemia em Portugal. Por sua vez, apesar da situação atual mais desfavorável, a Figueira não será exceção!
Por outro lado, já constatámos que a taxa de incidência é, nalgumas alturas, mais alta nuns concelhos e, noutras alturas, mais altas noutros. Durante umas semanas, foi o Norte que teve mais casos, noutras semanas, foi a região de Lisboa, ou a da Madeira. Neste momento, a Figueira tem um número relativo de casos acumulados nos últimos 14 dias por 100000 habitantes superior à média nacional, mas mesmo assim é um valor 10 vezes mais baixo do que em janeiro.
É óbvio que este meu otimismo está intrinsecamente relacionado com o processo de vacinação que, apesar de algumas hesitações e atrasos, tem corrido bem e, factualmente, a população mais vulnerável à doença está neste momento mais protegida. Com o avanço da vacinação, julgo que os números irão cair, tal como se está a verificar em Israel ou no Reino Unido. É provável que este decaimento não seja tão drástico como nestes países, uma vez que não temos disponível para inoculação o mesmo número de doses de vacinas que estes tiveram em tão curto espaço de tempo. Mas julgo que esta situação irá melhorar substancialmente na União Europeia, havendo mais disponibilidade de vacinas nos próximos tempos.
Em contrapartida, estando atenta às opiniões dos especialistas, é relativamente consensual que, mesmo que os números de infetados aumentem novamente, uma vez que ainda estamos a uns meses de atingir a imunidade de grupo, o número de internamentos e de mortes será bastante mais baixo do que o que vivemos em janeiro deste ano.
Claro que esta minha visão positiva não significa que nos devamos esquecer de que há pandemia ou de que o processo de desconfinamento não deva ser cauteloso e ponderado. Sabemos hoje que juntamente com mais seis municípios, a Figueira terá um atraso no desconfinamento. No entanto, continuando a ter todos os cuidados, acredito que rapidamente esta situação seja ultrapassada e que paulatinamente todo o país avançará para o desconfinamento, readquirindo aos poucos a liberdade que costumávamos ter.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.