Opinião: Bem público

Posted by
Spread the love

Mais importante do que decidir se a rede de água no sul do concelho deve ser ou não autonomizada, é perceber de uma vez por todas que a água é uma dádiva da Mãe Natureza, um bem de todos e que nunca deveria ser alienada em favor de uns tantos. Uns tantos que não deveriam ter o “direito” de tomá-la como sua propriedade e fonte de enriquecimento.
A distribuição deste bem não deveria jamais ser concessionada ou “vendida” a privados. Nem no nosso concelho nem em parte alguma do território nacional. O que ganhou a população com esta medida, agora alargada até ao ano de 2024? Apenas perdeu. Um bem que devia ser público atinge valores absurdos para os consumidores e também para o próprio Município. Lembrar que a concessionária paga à Câmara Municipal cerca de trezentos mil € anuais, enquanto recebe da Autarquia quase seiscentos mil no pagamento da sua factura! Um negócio da China, em bom português. E para quem? Para a concessionária, naturalmente. Esta é uma situação caricata, inadmissível.
Na Marinha das Ondas a água já é fornecida por Pombal ao abrigo do protocolo celebrado entre este município e a Figueira da Foz. Ao abrigo do mesmo, foi em 2020 declarado o Interesse Municipal das infraestruturas do Projecto da conduta e estação elevatória dos Alhais para a Marinha das Ondas.
Estará na forja o alargamento da distribuição de água a outros locais do sul por parte da mesma Câmara? Provavelmente até seria uma boa notícia: os preços são ali mais “amigáveis” e a distribuição de água mantém-se na esfera pública do Município. O que deveria ser o caso no concelho da Figueira da Foz.
A decisão tomada pelo último Executivo do Partido Socialista no final dos anos 90 do passado século, foi um crime de lesa-majestade. Os preços em Pombal são também mais “amigáveis! Ao longo do País vários Movimentos subordinados ao tema “Em defesa da água Pública” lutam denodadamente todos os dias para inverter este tipo de situações ou para evitar que aconteçam. Esta é uma guerra de todos os que defendem um País soberano, dono dos seus próprios recursos e assumindo a gestão dos mesmos.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.