Covid-19: Condeixa-a-Nova apoia pequenos empresários com 30 mil euros

Posted by

FOTO DR

O município de Condeixa-a-Nova aprovou um programa de apoio empresarial no valor 30 mil euros, foi hoje anunciado.

Em reunião, o executivo municipal de Condeixa-a-Nova aprovou, por unanimidade, um programa de apoio aos pequenos empresários mais afetados pela crise provocada pela pandemia, afirma a Câmara, numa nota hoje hoje divulgada.

A paragem da economia, suscitada pelo combate à pandemia de covid-19, “está a pôr em causa a sobrevivência de muitas empresas e postos de trabalho”, por isso, em “complemento às ajudas disponibilizadas pelo Governo”, este programa serve para que os empresários “possam contar com algum suporte para pagar pequenas despesas fixas, que se mantiveram mesmo com as respetivas atividades suspensas”, explica o presidente da autarquia, Nuno Moita da Costa.

O Programa Municipal de Apoio ao Desenvolvimento Económico/Recuperação destina-se a “micro, pequenas empresas e empresários em nome individual [do concelho], com volume de negócios igual ou inferior a 150 mil euros, que foram obrigados a suspender a sua atividade no âmbito do plano de confinamento decretado pelo Governo”, refere aquele município do distrito de Coimbra.

No programa estão incluídas atividades de comércio a retalho, cafés, bares e institutos de beleza cabeleireiros, entre outros.

Em 2020, já tinham sido implementadas, pela Câmara, medidas para mitigar os efeitos da pandemia, como a redução dos custos de água e pagamento de rendas, mas apenas para empresas e empresários em nome individual do concelho de Condeixa.

Esta iniciativa “consubstancia-se num apoio financeiro de natureza excecional e pontual, não reembolsável, correspondente ao montante total de 300 euros a atribuir a cada empresa que reunir as condições previstas”, adianta a autarquia.

As candidaturas serão aprovadas até ao limite global da dotação do programa, que é de 30 mil euros.

A Câmara esclarece que para beneficiar deste apoio “os candidatos têm que ter sede ou domicílio fiscal e atividade desenvolvida no concelho de Condeixa-a-Nova e não ter dívidas ao Estado (Segurança Social e Autoridade Tributária e Aduaneira) e ao Município de Condeixa-a-Nova”.

As condições de acesso ao programa podem ser consultadas no aviso que será brevemente publicado.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.