Cidade mais inteligente e sustentável com apoio da Critical Software

Posted by

Foto DB-Pedro Ramos

O Laboratório de Inovação da Critical Software, Fikalab, é o responsável pela comunidade The Things Network (TTN) Coimbra. Esta iniciativa de origem europeia agrega sistemas tecnológicos de recolha de dados em tempo real (seja na área dos transportes, águas, serviços públicos, caudais do rio e seus afluentes ou outras) que permitem a previsão de resultados, simulações e outros.
No caso de Coimbra, a comunidade TTN conta, atualmente, com 11 “gateways” e tem parceiros como a Universidade de Coimbra, pela mão do Centro de Ecologia Funcional e Instituto de Sistemas e Robótica e o Instituto Politécnico de Coimbra, através do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra e Escola Superior Agrária de Coimbra. Segundo a autarquia, esta tecnologia consiste num operador de telecomunicações baseado em Long Range Wide Area Network (LoRaWAN), que permite que os sensores comuniquem com sistemas de “gateways” através de antenas de longo alcance (wireless) que, por sua vez, através de uma ligação segura à Internet, comunicam com os sistemas centrais de armazenamento e tratamento inteligente de dados. Estes dados são, depois, processados através de softwares de processamento que cruzam os dados recebidos pelos sensores e sistemas inteligentes e que podem ajudar na gestão do risco e no fornecimento de informações importantes para a tomada de decisões.
A adesão a esta comunidade, de acordo com a autarquia, será feita através da assinatura de um protocolo de colaboração entre as duas entidades. Este acordo prevê várias ações de colaboração e obrigações para ambas as partes. O primeiro passo será a Critical Software disponibilizar uma gateway LoRaWAN, em regime de comodato, à autarquia, que deverá utilizar o equipamento nas suas instalações, com fornecimento de acesso à Internet e permitindo o uso comunitário de acordo com o previsto na TTN.

 

Notícia completa na edição impressa e digital do DIÁRIO AS BEIRAS de 24/04/2021

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.