Candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura quer “ativistas digitais”

Posted by

LOGO CM Aveiro

A candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura em 2027 lançou hoje uma campanha nas redes sociais que convida ao envolvimento da comunidade no projeto, para que cada simpatizante seja um “ativista digital”.

“O objetivo é fazer de cada simpatizante pelo projeto um elemento ativo nas redes sociais, levando mais longe a sua mensagem, numa iniciativa que marca uma nova etapa na estratégia de afirmação da candidatura nos meios digitais, com conteúdos pensados especificamente para estes suportes”, explica a Câmara de Aveiro em nota de imprensa.

A estratégia para cativar ativistas digitais é lançada através de um vídeo, “que desafia toda a comunidade a fazer parte do projeto e a envolver os seus amigos”.

“Cada seguidor passa, assim, a ser um embaixador da candidatura, numa perspetiva horizontal do processo, sendo a marca assumida e partilhada por todos de igual forma”, descreve a nota de imprensa.

No website da candidatura – www.aveiro2027.pt – “há um guia prático para se ser um bom ‘ativista digital’ e envolver cada vez mais gente na iniciativa”.

O projeto Aveiro 2027 foi apresentado pela Câmara Municipal de Aveiro em junho de 2019, tendo por assinatura a expressão “E isto muda tudo”, assim como quatro eixos fundamentais de intervenção: Cultura, Natureza, Tech e Soul.

São copromotores do projeto a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), a Universidade de Aveiro e a Associação de Comércio de Indústria do Distrito de Aveiro, sendo a comissão de hora presidida por Carlos Moedas.

A escolha da Capital Europeia da Cultura em 2027 será feita por um júri composto por 10 peritos independentes, nomeados por instituições europeias, e para o qual Portugal escolherá dois elementos.

O anúncio da candidatura vencedora acontecerá em 2023, título que nesse ano será partilhado com uma cidade da Letónia.

Portugal já recebeu a Capital Europeia da Cultura em três ocasiões: 1994 (Lisboa), 2001 (Porto) e 2012 (Guimarães).

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.