Pescadores inconformados com proibição da apanha de amêijoa na Ria de Aveiro

Posted by
Spread the love

FOTO DR

A Associação de Pesca Artesanal da Região de Aveiro (APARA) discorda da reclassificação da amêijoa e mexilhão produzida ao norte da Ria, por razões sanitárias, que pode levar a comunidade piscatória a meses de inatividade.

“De modo algum concordamos com esta decisão, tomada num tão curto espaço de tempo, sem que tivessem sido averiguadas as causas ou fontes de contaminação”, declara o presidente da APARA numa exposição dirigida ao IPMA, em que quer que sejam dados esclarecimentos aos pescadores, “para evitar a sua revolta”.

Numa exposição dirigida ao Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) sobre a reclassificação das várias espécies de amêijoa e ainda de mexilhão na zona de produção RIAV1 (que abrange desde a entrada da Barra até à Ponte da Varela), o presidente da Associação, Pedro Lopes, reconhece existir “algo de estranho”, a avaliar pelas análises à água, mas exige que seja averiguada a causa.

Na exposição feita ao IPMA, a Associação manifesta a surpresa pela decisão, tanto mais que as amostras colhidas periodicamente, “a maioria das vezes têm resultados bastante satisfatórios”.

Reconhece, contudo, que por vezes se verifica a ocorrência de descargas de efluentes não tratados para a Ria, “ao que tudo indica provindos de explorações agrícolas”, que poderão contaminar a qualidade das águas, mas exige fiscalização das diversas entidades com jurisdição na Ria.

“É problemático ou mesmo catastrófico para a comunidade piscatória da Torreira e da Murtosa e para a pesca profissional que depende em grande parte da comercialização de bivalves”, comentou à Lusa Acúrcio Santos, da APARA.

Segundo Acúrcio Santos, a consequência da reclassificação de todas as espécies de ameijoa e do mexilhão significa que a comunidade piscatória que trabalha naquela zona “só vai poder comercializar diretamente para o fresco duas espécies de berbigão e a navalha”.

“Temos que ver quais são as causas, porque as consequências são gravosas e a comunidade piscatória vai deixar de trabalhar durante vários meses e ninguém está preocupado com isso”, reforça.

“Não é só atirar a responsabilidade para os outros e penalizar a pesca profissional porque é o elo mais fraco”, conclui.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.