Opinião: Ação social e cultura

Posted by
Spread the love

Faz agora um ano que a OMS decretou a Pandemia e a vida de todos os cidadãos sofreu uma profunda mudança. O contexto da atual pandemia COVID 19 conduziu a profundas alterações na vida das pessoas, das organizações e das sociedades a uma escala global.
O seu impacto ultrapassou as meras questões de saúde pública. O confinamento a que muitos foram votados potenciou o isolamento social e deu visibilidade a muitas vulnerabilidades e fragilidades que antes talvez não fossem tão percetíveis para alguns. Este brutal impacto ao longo de 2020 e que se prolonga em 2021, também se refletiu nas Instituições públicas, privadas, organizações não governamentais, religiosas, culturais entre outras, que também foram confrontadas com as suas próprias fragilidades internas, a falta de recursos humanos, a precariedade de contratos existentes, a ausência ou escassez de respostas adequadas ao contexto bem como a limitações ao nível da articulação com os diferentes serviços/respostas e ou fortes constrangimentos financeiros.
Mas ao mesmo tempo esta “nova” realidade constituiu também um desafio à superação individual e coletiva, à capacidade de resiliência, ao fortalecimento das parcerias já existentes e construção de novas, muitas vezes de uma forma criativa e com o envolvimento da população. Muitas instituições tiveram de reinventar o seu papel e arranjar novas formas de chegar até ao seu público alvo.
A área cultural talvez tenha sido das mais prejudicadas na atual conjuntura. A pandemia veio demonstrar que a vida das pessoas está em primeiro lugar, seguida da importância de terem as suas necessidades básicas asseguradas e, ao mesmo tempo, o emprego. A Freguesia de Santo António dos Olivais foi das que sempre priorizou a área social, situação que se intensificou e aprofundou com a COVID 19, mas também foi pioneira na realização de eventos culturais e recuperação de tradições há muito perdidas.
A Procissão em Honra do Padroeiro da Freguesia, em colaboração com a Paróquia de Santo António dos Olivais, as Fogueiras, o Corso Carnavalesco, os Santos Populares e as Marchas Populares eram tradições esquecidas pelo tempo. Levámos a efeito novas iniciativas ao longo dos anos como sejam: As Noites de Verão (em parceria com o Folk Cantanhede); Feira do Sótão; Feira Medieval; Feira à Moda Antiga; Mercado de Natal (em parceria com a UF Coimbra); Gala Sénior; Há Música no Jardim (em parceria com Clube Residencial Cidade Jardim); Sons Saberes e Sabores da Lusofonia; Apoio Encontro Ibérico de Ranchos Folclóricos e Etnográficos portugueses e estrangeiros; Apoio Festival de Quarentunas (portuguesas e estrangeiras); Desfiles de Moda; Peças de Teatro; Recriações históricas; Filmagens; Encontros literários; Rotas de Escritores, da Música, do Património Cultural e Edificado; dos Descobrimentos No Bairro Norton de Matos; Exposições, Saraus dedicados ao Fado de Coimbra; Encontro de Coros; Encontros Juvenis (Dança de diferentes estilos, Canto, Música…); eventos realizados em parceria com o INATEL em vários pontos da Freguesia e Escolas de Música e Dança.
A Freguesia de Santo António dos Olivais tem procurado abraçar novos projetos que não só se realizem em recintos fechados dentro da sua área geográfica, como também, aqueles que privilegiem o património natural e edificado da Freguesia, tão rico e diversificado e que tanto nos orgulha. Tem igualmente dado apoio a eventos realizados na Freguesia, por parte de grupos de Teatro, Fado, Jazz, Coros, Cavaquinhos, Concertinas além de dar a oportunidade à revelação de novos talentos. É nosso profundo desejo que ainda este ano, tão rapidamente quanto possível e seguindo escrupulosamente as orientações da DGS, possamos voltar a dar vida a tantos destes projetos como a novos que venham a surgir. Acreditamos que a Cultura reflete a identidade de um povo e contribui igualmente para a qualidade de vida das pessoas, alimentando a sua alma, transportando-as para outros níveis de conhecimento e de sensibilidade com um impacto incomensurável no seu dia a dia e no contato com o seu semelhante.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.