Opinião: A Primavera, a Árvore, a Cidade e a Dendrofobia

Posted by
Spread the love

Chegou a Primavera. Chegou o dia em que se plantam jovens árvores em diversas iniciativas. Ou plantariam se não estivéssemos semi-confinados. É o dia da excepção na dendrofobia corrente.
O tratamento que a árvore urbana recebe na prática e no discurso é diferente, oposto mesmo. No discurso é sempre enaltecida (e bem, diga-se), na prática é um empecilho. É pena. É que a árvore urbana não é só uma benesse visual, tem outros benefícios concretos. Hoje, porque estamos na estação do ano em que as temperaturas vão subir, vou só falar desse ponto.
Conhecem a rua de Tomar em Coimbra? O troço ladeado pelo Jardim da Sereia e pela Penitenciária? Quando era miúdo era uma das ruas minhas preferidas, tinha grandes ulmeiros que se tocavam lá em cima. Era uma alegria refrescante passar por lá. Em meados da década de 90 os ulmeiros sofreram uma doença e foram abatidos. Foram entretanto substituídos por… calçada. Em mais de um quarto de século não houve ainda oportunidade para os substituir?
A avenida Emídio Navarro tinha, no Verão, duas “vertentes”. O deserto exposto da Portagem à Estação Nova. A suave sombra refrescante da Portagem até à Rua do Brasil. Actualmente unificaram-se as vertentes, toda a avenida passou a deserto exposto. Descobriu-se uma doença nos plátanos há meia dúzia de anos e abateram-se. Foram substituídos por… canteirinhos.
Não duvido que as árvores tivessem doenças. Aliás, sabendo a forma como foram (são) tratadas ao longo de anos, com “podas” violentas e erradas, com impermeabilização até ao tronco, será a doença efeito colateral ou objectivo?
Mas porque não foram substituídas?
Outro exemplo da necessidade de sombra é dado pelos parques de estacionamento dos hipermercados/retail parks etc. Recentemente em vários foram colocadas várias estruturas de ensombramento. Não devem ter sido baratas e são feias. Porque não se apostou em árvores?! Uma “tecnologia” natural com milhares de anos de provas dadas…
A árvore urbana têm um incrível efeito na diminuição da temperatura da cidade e da rua. É uma boa aposta na qualidade de vida urbana. É barata. Bem escolhida, permite sombra no Verão e sol no Inverno (em gestão automática!).
Boas sombras.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.