Mira: Seixo tem financiamento para recuperar casa gandaresa

DR

A Junta de Freguesia do Seixo viu aprovada uma candidatura ao Turismo de Portugal que vai financiar a requalificação de uma casa gandaresa. Submetido o pedido em 2018, reverte agora num apoio de 150 mil euros, revelou ontem a autarquia local em comunicado.
A preservação e valorização da casa gandaresa são objetivos deste projeto. Está previsto que a estrutura, já a ser intervencionada, vá tornar-se no Centro de Interpretação da Casa e da Cultura da Gândara. Assim, o edifício ganha novas valências e funções, no âmbito turístico, ao mesmo tempo que mobiliza a comunidade local e dinamiza atividades económicas na mesma, sem deixar de respeitar o caráter arquitetónico distintivo da casa. explica ainda a nota.
A candidatura vai ainda possibilitar a criação de componentes museológicos digitais, entre outros recursos, “que vão permitir comunicar a cultura desta região de uma forma interessante, dinâmica, interativa e educativa”, revela adicionalmente.
“A execução deste projeto irá conferir à Região Gandaresa (e à própria região Centro) um referencial turístico com identidade secular, possibilitando ainda uma forte “partilha” de conhecimento (tradições, usos e costumes) entre a comunidade local e os turistas”, indica o comunicado.

Pode ler a notícia completa na edição impressa e digital do DIÁRIO AS BEIRAS

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.