Isaías Craveiro celebra 50 anos de serviço no CHUC

Spread the love

DB-Pedro Ramos – Isaías Craveiro é um dos mais antigos profissionais dos CHUC. Trabalha no Recursos Humanos, serviço gerido por Carlos Gante

Era ainda uma criança quando começou a trabalhar nos Hospitais da Universidade de Coimbra. Hoje, 50 anos depois daquele dia 3 de março de 1971, Isaías Craveiro garante que não há nada – “mesmo nada” – que quisesse ter mudado na sua vida profissional.
Nascido e criado na freguesia de Tentúgal, na aldeia da Portela, cedo percebeu que a escola não seria opção.
“Na minha terra não havia aquele apelo para estudar: a minha família tinha algumas dificuldades económicas e na aldeia eram poucos os que estudavam. Por isso, fui à procura de emprego”.
Depois de uma pequena experiência numa “loja de fazendas” na Praça Velha, Isaías Craveiro começou a trabalhar nos serviços financeiros dos HUC – ainda no hospital velho – graças a um amigo de família, o Sr. Martinho.
“Aquele homem acabaria por marcar muito do meu percurso profissional e isso lhe devo. Naquela época, comecei como ajudante de contínuo. Uma das minhas funções era colocar água nos molha dedos para que as meninas administrativas mais facilmente folheassem os papéis”, recorda.
Cada dia mais empenhado, o pequeno Isaías foi começando a admirar o trabalho de secretariado – “era uma tarefa nobre, que permitia o contacto com outras pessoas e com assuntos de muita responsabilidade”.
Não esteve com meias medidas e um dia questionou-se como poderia, no futuro, ter também uma secretária como as dos demais, já administrativos, e concluiu que teria de estudar.
“Inscrevi-me no Curso Comercial na Escola Jaime Cortesão”, disse.
Depois de concluído o curso, Isaías ainda se manteve nos Serviços Financeiros dos (então) HUC até maio de 1978, altura em que foi prestar serviço militar. Quando regressou, em setembro do ano seguinte, foi convidado para ingressar na Secção de Pessoal (atual Serviço de Gestão De Recursos Humanos). Ali ficou até hoje.

Pode ler a notícia completa na edição impressa e digital do DIÁRIO AS BEIRAS

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.