“Futuro passa pelo compromisso com escola mais moderna e facilitadora de processos”

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Em que consiste e o que espera do processo de reorganização interna em curso, na escola?
Com a publicação dos novos Estatutos da ESTeSC, no final de 2020, a escola encontra-se numa fase de reorganização do seu modelo de gestão académica e científica bem como de gestão intermédia de recursos humanos, laboratoriais, materiais e tecnológicos numa visão mais integrada e partilhada, com departamentos que integram diferentes áreas científicas promovendo uma gestão mais eficiente dos recursos.

Vão ser criadas novas unidades?
Encontra-se ainda em fase formalização a criação de três unidades de escola, vocacionadas para um posicionamento estratégico para a investigação, formação avançada e prestação de serviços/ligação à comunidade.

Uma das suas prioridades foi a do reforço da investigação, na Escola. Porquê? Que resultados pode já adiantar.
Uma instituição de Ensino Superior moderna deve prosseguir, em complemento à sua vocação de formação inicial, o posicionamento na criação de conhecimento para melhorar a sua capacidade de formação e para transferir conhecimento para a Sociedade, encontrando respostas aos desafios que se colocam e melhorando processos. Temos continuado a apostar neste objetivo em articulação com o Instituto de Investigação Aplicada, promovendo o apoio ao desenvolvimento de projetos de investigação, apoio à publicação científica para professores e alunos e, mesmo num contexto pandémico de grande exigência, temos criado condições para que surgissem projetos ligados ao estudo do fenómeno covid-19 e ao desenvolvimento de respostas nesse contexto. Esta é também uma área de grande relevância nos processos de acreditação dos ciclos de estudo.

Como avalia o contributo da escola e dos seus profissionais no combate à pandemia?
Há um papel individual nesse combate, em que a escola tem um papel educativo, quer para a comunidade interna quer para a sociedade, com o papel pedagógico que cada elemento pode ter no contexto familiar e do seu círculo social, promovendo a adoção de comportamentos responsáveis na proteção individual e coletiva. Institucionalmente participámos, por exemplo, na realização de testes covid-19 em colaboração com autarquias, parceiros em projetos de investigação de âmbito nacional e internacional e a edição de manuais para gestão da pandemia em contexto de ensino superior.

Entrevista completa na edição impressa e digital do DIÁRIO AS BEIRAS

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