Condeixa-a-Nova vai reabilitar o moinho de vento da Serra de Janeanes

Posted by
Spread the love

DB-Pedro Ramos

A Câmara de Condeixa-a-Nova vai avançar com obras de reabilitação do moinho de vento da Serra de Janeanes, orçadas em 61 mil euros, anunciou hoje a autarquia.

A intervenção concretiza para o município “um desejo antigo de recuperar o moinho de vento”, outrora considerado “peça autêntica de grande valor para a história da tecnologia” pela Sociedade Internacional de Molinologia, sublinha uma nota da câmara daquela vila do distrito de Coimbra, hoje divulgada.

“O moinho de vento da Serra de Janeanes tem, seguramente, um grande valor patrimonial e capital simbólico e era, desde há vários anos, alvo da nossa atenção”, sustenta Nuno Moita da Costa, presidente da Câmara Municipal de Condeixa.

“Vamos poder agora, finalmente, avançar com a sua recuperação, devolvendo-lhe a dignidade de outrora, enquadrado numa paisagem que é, também, única”, acrescenta.

O monumento, do século XI, tornou-se, nos dias de hoje, “uma raridade, não apenas porque conservou a sua forma original, assim como os materiais empregues, mas, também, pelo enquadramento paisagístico de rara beleza em que se encontra”, afirma a Câmara.

O município esclarece que exemplares idênticos ao moinho da Serra de Janeanes, encontravam-se “disseminados pela Europa”, porém, no fim da Segunda Guerra Mundial, “a necessidade de reconstruir a Europa” fez “desaparecer” estes símbolos da arqueologia industrial.

Portugal conseguiu “escapar” à destruição destes símbolos, por isso, o município procede atualmente com a recuperação do moinho de vento da Serra de Janeanes e “procura assegurar a sua conservação”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.