Coimbra: Nova carrinha oferecida à Casa da Mãe

Spread the love

DB-Carlos Jorge Monteiro- Viatura foi oferecida pela Fundação Mater Christi

A Casa da Mãe, instituição que se dedica ao apoio e inserção para jovens adolescentes grávidas, viu, ontem, a sua (curta) frota automóvel reforçada, com a oferta de uma nova carrinha.
A viatura “será muito útil” na atividade daquela que é uma das respostas sociais da Obra de Promoção Social do Distrito de Coimbra (OPSDC). Localizada na Pedrulha, é, hoje, a casa de uma dezena de mães adolescentes que residem ali com os seus bebés. As progenitoras, com idades compreendidas entre os 15 e os 23 anos, e os seus filhos, uns ainda dentro da barriga da mãe, outros com cinco anos de idade, vivem e crescem na residência, acompanhados por funcionários que garantem o apoio técnico e logístico a estas adolescentes, todas elas em situações de vulnerabilidade social e económica.
Uma casa onde, nas palavras do seu presidente da OPSDC, se “ensinam meninas em corpos de mulheres a serem mães”. “Esta doação apareceu numa altura espetacularmente boa. A nossa frota estava velha e já não cumpria sequer os requisitos legais para o transporte das crianças”, afirma Henrique Mendes dos Santos.
A oferta surgiu graças à generosidade de Maria Teresa Mendes Costa, que, há cerca de um ano, criou a Fundação Mater Christi, organização sem fins lucrativos que assume a missão de socorrer crianças em risco. “A ideia inicial era fundar uma instituição de base. Quando comecei a informar-me e a visitar organizações deste género percebi que havia muitas e todas passavam por enormes dificuldades. Aí, pensei: Se há tantas, mais vale apoiar as que já existem”. Aqui, na Casa da Mãe, percebi que havia um problema de transporte e estou muito satisfeita por sentir que isto lhes vai facilitar a vida”, conta a mecenas.
A Sodicentro fez também questão de se associar a esta ação social, com uma “contribuição bastante significativa”, adianta Henrique Mendes dos Santos.
Assim, a Mercedes-Benz Vito, com nove lugares, que mereceu uma bênção do padre da paróquia local, está agora ao serviço da Casa da Mãe.

Uma casa onde todas são mães
Na casa, moram, nesta altura, uma dezena de mães e uma dezena de crianças. A realidade destas jovens é “dura” mas não se reflete no ambiente do espaço, onde a boa disposição e o sentimento de esperança assumem o “controlo”.

Pode ler a notícia completa na edição impressa e digital do DIÁRIO AS BEIRAS

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.