Coimbra condiciona trânsito para requalificar Caminhos de Fátima e Santiago

Posted by
Spread the love

FOTO DB/PEDRO RAMOS

O município de Coimbra vai condicionar o trânsito na antiga Estrada Nacional n.º 1 em Antanhol, devido ao início dos trabalhos de requalificação dos Caminhos de Fátima e Santiago, no troço entre Cernache e Antanhol, foi hoje anunciado.

A autarquia refere, em comunicado, que os condicionamentos de trânsito vão abranger a rua da Fonte Velha, em Cernache, e devem prolongar-se até junho.

“Esta empreitada da Câmara Municipal de Coimbra tem como objetivo sinalizar e melhorar a mobilidade pedonal no concelho, mas também para aumentar a segurança de circulação para os caminhantes”, realça a nota.

As obras em curso entre Cernache e Antanhol preveem a execução de trabalhos de desmatação, escavação e aterro, execução de muros, drenagem pluvial, construção de passeios e sinalização.

A intervenção passa pelo alargamento das bermas e construção de alguns passeios, o que obriga a obras complementares de instalação de rede de drenagens pluviais, construção de muros de suporte, colocação de guardas metálicas e balizas retrorrefletoras, criação de passadeiras e pintura de marcações rodoviárias.

A circulação na Estrada da Ponte e na Rua da Fonte Velha vai ser mantida nos dois sentidos e o trânsito será regulado por semáforos, entre as 08:00 às 18:30, pela necessidade de ocupar a via com equipamentos e veículos.

Esta é a primeira obra da empreitada de requalificação dos Caminhos de Fátima e Santiago, consignada em janeiro pelo município de Coimbra no valor de 440 mil euros, que inclui também a ligação Adémia/Bolão, com um prazo de execução de cinco meses.

“Todavia, o investimento global da autarquia nesta intervenção de melhoramento da mobilidade pedonal é superior a 558 mil euros, uma vez que a primeira intervenção de identificação e sinalização dos caminhos, concluída em março de 2018, foi realizada no centro da cidade e representou um investimento de 121.356,22 euros”, salienta o comunicado.

A intervenção a realizar entre a Adémia e o Bolão, que segue junto à Estrada do Campo, inclui limpeza, alargamento e pavimentação das bermas, colocação de balizas retrorrefletoras e marcadores solares autónomos, “uma melhoria que vai motivar a passagem dos caminhantes pelo Centro Municipal de Apoio ao Caminhante”, inaugurado em 2017.

Esta estrutura serve os peregrinos de Fátima e Santiago, de modo a acolher bem os caminhantes e a garantir a sua segurança, “para que recordem Coimbra como um sítio onde se sentiram bem”.

2 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.