Cinco municípios do Centro recebem competências na saúde

Os municípios de Miranda do Corvo e de Tábua são dois dos primeiros cinco, na região Centro, a assumir competências transferidas na área da saúde. O auto de transferência foi ontem assinado numa sessão virtual que contou com a participação do secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes, e da presidente da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), Rosa Reis Marques.
A transferência de competências, sobre os cuidados de saúde primários, entra em funcionamento efetivo a partir de dia 1 de abril. Estes municípios passam a ser responsáveis pela gestão das instalações e do pessoal não clínico. De acordo com a ARSC, estes cinco municípios vão receber um total de 514 mil euros no âmbito desta ação de descentralização.
O secretário de Estado admitiu a complexidade de descentralizar nesta área, mas salientou que esta assinatura é a formalização de uma colaboração que já existia entre a saúde e as autarquias locais. Pela proximidade destas últimas, defendeu que a descentralização vai trazer valor para os cidadãos nos cuidados prestados. Para Diogo Serras Lopes, a saúde vai tornar-se “muito mais eficiente” com esta mudança.

Notícia completa nas edições impressa e digital do DIÁRIO AS BEIRAS

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.