Associação de Castelo Branco recebe 117 mil euros para combate à discriminação

Posted by
Spread the love

FOTO DR

A Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento (ALAD) vai receber cerca de 117 mil euros, no âmbito da 8ª Geração do Programa Escolhas, para o combate à discriminação e promoção da igualdade de oportunidades, foi hoje anunciado.

“Esta 8ª geração contempla 11 atividades divididas pelas Medida I – Educação, Inclusão Digital, Formação e Qualificação e Medida III – Dinamização Comunitária, Saúde, Participação e Cidadania e pretende envolver um total de 196 participantes”, explica a associação, em comunicado, hoje divulgado.

O Programa escolhas tem como objetivos o combate à discriminação, o reforço da coesão social e a promoção de igualdade de oportunidades.

Integrado no Alto Comissariado para as Migrações (ACM), tem como missão promover a inclusão social de crianças e jovens provenientes de contextos com vulnerabilidade socioeconómica.

A ALAD refere que está “consciente de que muito ainda há a fazer na integração destas comunidades”, pelo que se candidatou à 8ª geração do Programa Escolhas.

A candidatura obteve parecer positivo para a continuidade da intervenção, com um financiamento de cerca de 117 mil euros para o biénio 2021-2022.

Em 2019, a ALAD candidatou-se à 7ª Geração do Programa Escolhas, através do projeto “Nós Com os Outros”, que visou a inclusão social de crianças e jovens inseridas em contextos sociais vulneráveis, nomeadamente descendentes de famílias migrantes, refugiadas e das comunidades ciganas, com idades compreendidas entre os 6 e 25 anos.

O projeto acompanhou durante dois anos, crianças e jovens no seu percurso escolar, profissional, familiar e social, “promovendo um processo de mudança positiva no território no que concerne à capacitação e desenvolvimento dos jovens descendentes destas comunidades”.

Diariamente, ao longo dos dois anos da sua implementação, o projeto direcionou a intervenção a 12 escolas do município e das freguesias do concelho de Castelo Branco.

“O projeto Nós com os Outros terminou a 7ª geração do Programa Escolhas com o envolvimento de 440 participantes únicos, a integração de 18 jovens num dos quatro agrupamentos do território [Castelo Branco], 45 jovens integrados em formação profissional e 53 jovens encaminhados e integrados para emprego”, conclui a associação.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.