Académica: Um final nada feliz

Posted by
Spread the love

A Académica não conseguiu responder aos triunfos de Estoril e Feirense  na 22.ª jornada da 2ª Liga.
Na receção ao Varzim, os comandados de Rui Borges perderam, 2-1, num jogo que foi decidido através de uma recarga a uma grande penalidade no tempo de compensação.
Quarta derrota dos estudantes na 2.ª Liga, a segunda consecutiva, deixa a formação de Coimbra mais longe dos lugares de subida.
A Briosa procurava de manter as distâncias para Estoril e Feirense, enquanto o Varzim surgiu em Coimbra com o intuito de somar pontos para fugir ao último lugar da classificação. Rui Borges efetuou duas alterações no onze que tinha perdido em Santa Maria da Feira na ronda anterior, 1-0, chamando ao onze Sanca e Fabinho, que ocuparam os lugares dos lesionados Chaby e Bouldini. Na frente de ataque, João Mário foi o homem mais avançado.
Antes do duelo foi cumprido um minuto de silêncio em homenagem ao sócio número 1 da Académica, Jorge Condorcet, que faleceu ontem aos 87 anos. Após o apito inicial, o Varzim deixou logo um aviso à baliza de Mika. Patrick, aos 2’, cabeceou no interior da área levando o esférico a passar próximo do poste.
A resposta da Briosa surgiu no 6.º minuto. Guima recebeu de João Mário e no interior da área rematou com força para grande defesa do antigo guarda-redes da equipa academista, Ricardo.
Fabiano, após entrar pela direita dentro da área, rematou à malha lateral quando o cronómetro marcava o 17.º minuto.

João Mário adianta Briosa
Depois de duas sérias ameaças os estudantes marcaram mesmo. Sanca surgiu na direita e cruzou com a medida certa para a área. No “coração” da grande área surgiu João Mário que se antecipou ao defesa do Varzim e abriu o marcador em Coimbra, aos 19’, naquele que foi seu o quarto golo na 2.ª Liga, o quarto no Estádio Cidade de Coimbra.
Apesar do domínio da Académica, o Varzim foi letal na resposta. Os visitantes só de bola parada chegavam perto da baliza de Mika e seria mesmo dessa forma que ia conseguir um golo.
No 36.º minuto, Ahmed, o principal municiador do ataque varzinista, bateu um canto na esquerda. Na pequena área, Patrick ganhou de cabeça e “penteou” para o fundo da baliza restabelecendo a igualdade, 1-1.
Até ao término do primeiro tempo a Académica ainda esteve muito perto de marcar. No 41.º minuto, João Mário tabelou com Sanca à entrada da área, recebeu a bola e no “cara a cara” com Ricardo fez um ligeiro desvio. A bola levava “selo” de golo, mas o experiente guarda-redes conseguiu desviar para canto.
Pouco depois, Carlos Macedo apitava para o descanso. Embora com maior posse de bola, o Varzim teve a felicidade de marcar no único remate enquadrado com a baliza de Mika. Ricardo impediu que a Briosa tivesse um final feliz no primeiro tempo.

“São” Ricardo e penálti
O início da 2.ª parte deixará poucas saudades. Muitas faltas quebraram o ritmo de jogo. Ainda assim, Mika, com duas defesas seguras e sem grande dificuldade, a remates de Fatai e Patrick, manteve a igualdade. Os dois lances surgiram na sequência de livres laterais.
Rui Borges decidiu mexer na equipa e lançou Mayambela para o lugar de Fabinho. O sul-africano quase marcou, três minutos após ter entrado. Aos 69’, servido por Sanca, o sul-africano desviou o esférico com o pé direito. A bola levava o caminho da baliza, mas Ricardo consegue mais uma grande defesa – a terceira no jogo – e evita o segundo da Académica.
Na reta final do desafio, Rui Borges arriscou com a entrada de Dani, mas o nervosismo e a ansiedade da Académica iriam ter consequências.

Reportagem completa na edição impressa de hoje

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.