A Câmara de Aveiro promove a plantação de novas árvores em São Bernardo

Posted by

FOTO DR

A Câmara de Aveiro procede na segunda-feira à plantação de novas árvores nas imediações da EB 2,3 de São Bernardo, no âmbito da requalificação envolvente, que implicou o abate de dezenas de exemplares que ali existiam, alvo de contestação.

“No sentido de assinalar este importante dia (Dia Mundial da Floresta que se celebra a 21 de março), a Câmara Municipal de Aveiro vai promover uma ação de plantação de novas árvores nos espaços verdes da Escola Básica 2,3 de São Bernardo”, divulgou hoje a autarquia.

Em novembro, a decisão da Câmara de proceder ao abate de mais de setenta árvores ali existentes originou o protesto de moradores e ambientalistas, que chegaram a tentar obstruir o trabalho do empreiteiro responsável pela obra.

Antes haviam já promovido uma petição pública, que reuniu cerca de 500 assinaturas, contra o abate das árvores, que não padeciam de qualquer doença, nem constituíam uma ameaça à segurança, por não apresentarem risco de queda.

A intervenção foi justificada pelo executivo de Ribau Esteves com a necessidade de reordenar o estacionamento e alargar os passeios, considerando que as árvores, na localização que tinham, eram um obstáculo à mobilidade.

De acordo com a divulgação feita aos órgãos de comunicação social, a Câmara de Aveiro promove na segunda-feira a substituição por novas árvores, assinalando o Dia Mundial da Floresta, numa ação de plantação que deverá contar com a presença do presidente da Câmara, Ribau Esteves.

Sob o lema, “Plantar, proteger e preservar o Património Florestal”, a Câmara Municipal de Aveiro aderiu também à iniciativa do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e plantou no Parque da Cidade de Aveiro um carvalho, enviado pelo ICNF a todos os municípios da região Centro.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.