Lavos vai ter central fotovoltaica

Posted by

DR

A FF Ventures vai instalar uma central de produção de eletricidade através de painéis fotovoltaicos numa zona florestal das Regalheiras, na Freguesia de Lavos, com capacidade para produzir cerca de cinco gigawatt/hora, que serão injetados na rede da EDP. A empresa de energias renováveis, implantada na Península Ibérica e na América Latina, deverá arrancar em breve com a instalação, na qual aplicará 1,3 milhões de euros, numa área com sete hectares.
Segundo a presidente da Junta de Lavos, Lucília Cunha, afirmou ao DIÁRIO AS BEIRAS, “a empresa já tem todos os pareceres” necessários para poder avançar com a central de energia solar.
Entretanto, a Câmara da Figueira da Foz analisa o pedido de Reconhecimento de Interesse Público, documento que o executivo da Junta da Lavos chumbou, com os votos contra da secretária e do tesoureiro. Mas não põe em causa o investimento.
“É uma energia limpa. Não tem cheiros nem problemas ambientais. É um bom investimento. Enquanto a central estiver em construção, vai gerar movimento na restauração local”, defendeu Lucília Cunha. Por outro lado, acrescentou, a empresa “vai arranjar o caminho florestal até à sua propriedade, que está muito degradado devido aos camiões que ali circulam”.

 

Notícia completa na edição impressa e digital do DIÁRIO AS BEIRAS de 26/02/2021

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.