Covid-19: Semana Cultural da Universidade de Coimbra com programa inteiramente ‘online’

Posted by

A 23.ª edição da Semana Cultural da Universidade de Coimbra vai decorrer de 01 a 15 de março, com cerca de três dezenas de propostas que vão realizar-se de forma digital, devido à pandemia de covid-19.

A iniciativa, que este ano tem como tema “A Humanidade”, foi adaptada “às contingências do confinamento”, apresentando cerca de 30 espetáculos “inteiramente online”, que serão transmitidos em www.uc.pt/culturaemdireto, anunciou hoje a Universidade de Coimbra (UC), em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

O programa conta com propostas de áreas tão distintas como a música, o teatro, a dança, exposições, instalações artísticas e atividades para crianças, referiu.

“Esperávamos que esta Semana Cultural pudesse já ser feita com um regresso paulatino à normalidade. Não será exatamente assim. Mas vamos celebrá-la em pleno”, afirmou o vice-reitor da UC, Delfim Leão.

Uma mostra de artes visuais, poemas digitais, um espetáculo da Companhia de Teatro de Braga, concertos de Yakuza, António Silva e Nuno Castelhano e de Pedro Henrique Ribeiro da Silva ou um espetáculo de música e ilustração ao vivo sobre Frida e Chavela Vargas são algumas das propostas da edição deste ano.

A Semana Cultural abre, como já é hábito, com um concerto a 01 de março da Orquestra Académica da Universidade de Coimbra, que se vai apresentar numa formação mais curta (uma orquestra de cordas) devido às limitações causadas pela pandemia.

Segundo o vice-reitor, algumas das iniciativas, como instalações artísticas e exposições, apesar de serem transmitidas ‘online’, vão prolongar-se no tempo, para permitir a sua visita posterior no local.

“Obviamente, não será o mesmo que ter espetáculos ao vivo, mas cremos que será igualmente rico e terá capacidade para chegar a um público que habitualmente não poderia estar aqui presencialmente”, vincou Delfim Leão.

De acordo com a nota da UC, as candidaturas à Semana Cultural registaram um aumento de quase 100%, tendo sido permitido “apoiar dezenas e dezenas de espetáculos que, de outra forma, não seriam realizados”.

O programa completo da Semana Cultural está disponível em www.uc.pt/semanacultural.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.