Covid-19: Museu PO.RO.S em Condeixa-a-Nova com visitas ‘online’ em direto

Posted by

DR

O Museu PO.RO.S – Portugal Romano em Sicó, em Condeixa-a-Nova, iniciou esta semana um novo serviço ‘online’ de visitas guiadas em direto para os alunos que se encontram em regime de ensino à distância, foi hoje anunciado.

Segundo aquele município do distrito de Coimbra, proprietário do espaço museológico, esta iniciativa destina-se a responder de forma “criativa às circunstâncias de confinamento” causado pela pandemia da covid-19.

“O Museu PO.RO.S passou a realizar as habituais visitas de grupos escolares à distância, através dos meios tecnológicos que atualmente permitem, por exemplo, a realização da atividade letiva não presencial”, refere Nuno Moita, presidente da Câmara Municipal.

Segundo o autarca, a importância da “componente cultural na formação das nossas crianças e jovens, não podendo ser desenvolvida de forma presencial, não pode ser excluída das suas rotinas”.

A coordenadora do museu, Ana Valadas, salienta que “a visita deverá ter a duração máxima de uma hora, é gratuita e limitada à nossa capacidade de resposta”.

De acordo com a técnica, “o nosso objetivo é o de levar aos alunos, na medida do que nos é possível, a história do nosso território, a memória dos nossos antepassados e a sensibilidade para a salvaguarda do nosso património histórico e cultural”.

Inaugurado em 2017, o Museu PO.RO.S é um espaço inovador e interativo que se relaciona com o imponente património arqueológico de Conímbriga e que proporciona ao visitante uma surpreendente viagem no tempo, através de sofisticados sistemas multimédia e da interação com ambientes virtuais, recuando mais de 2.000 anos para melhor conhecer e compreender a época romana.

A sua exposição permanente desdobra-se em diversos núcleos temáticos que convidam a descobrir e a repensar o legado do Império Romano.

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.