Covid-19: Município de Cantanhede apoia processo de vacinação

Posted by
Spread the love

Foto DR

A Câmara Municipal de Cantanhede anunciou hoje que colocou vários meios à disposição do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Baixo Mondego para dar início à vacinação no concelho.

O Pavilhão Marialvas é o ponto crucial da campanha, mas está prevista a criação de mais cinco postos de vacinação “em função da distribuição de pessoas dos grupos prioritários pelo território”.

“A vacinação começará logo que cheguem as vacinas e estejam definidas as listas de pessoas a quem, segundo os critérios estabelecidos, elas devem ser administradas em primeiro lugar, processo que os médicos de família estão a ultimar e que envolve também o cruzamento de dados dos diversos serviços de saúde, incluindo os do setor privado”, explica José Luís Biscaia, diretor executivo do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Baixo Mondego, citado num comunicado do município.

Os prioritários ao processo de vacinação “serão idosos com mais de 80 anos” e também munícipes que sofram de alguma “patologia associada a maior risco de agravamento e mortalidade pela Covid-19”, lê-se na mesma nota enviada à agência Lusa.

O diretor executivo do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Baixo Mondego considera “bastante provável” que venham a ser instalados centros de vacinação nas freguesias para evitar deslocações à sede do concelho.

“Esta é uma situação que vai ser tida em conta assim que ficar fechada a listagem das pessoas e o número de vacinas que vamos receber, devendo as pessoas aguardar pelo contacto dos serviços de saúde”.

A Câmara Municipal de Cantanhede, do distrito de Coimbra, disponibiliza a “cooperação logística inerente à campanha de vacinação”, no que diz respeito à criação de postos de vacinação que venham a ser considerados “necessários para agilizar o processo”, bem como “assegurará o transporte de pessoas” para a rapidez do procedimento.

A autarquia garante que “fará tudo o que está ao seu alcance para que lhes possa ser administrada a vacina no tempo previsto, de acordo com a sua posição na ordem da listagem”.

Em Portugal, morreram 14.158 pessoas dos 765.414 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.