Covid-19: Cantanhede reforça apoios nas áreas da ação social e da educação

Posted by
Spread the love

Arquivo

O município de Cantanhede anunciou hoje que vai reforçar o apoio às famílias nas áreas da ação social e da educação, para mitigar o efeito da pandemia provocada pela covid-19.

As medidas são direcionadas para o reforço dos auxílios e ações nas áreas da intervenção social e da saúde, através da linha de apoio (telefone 231 249 043).

A linha está disponível para “pessoas em isolamento profilático ou em situação de carência de económica, para terem apoio psicossocial ou para solicitar que lhes sejam levados géneros alimentares e medicamentos ao domicílio”, refere a Câmara numa nota de imprensa enviada hoje à agência Lusa.

O município de Cantanhede, do distrito de Coimbra, destaca a atuação dos profissionais no trabalho de apoio às famílias e pelo alcance das respostas desencadeadas em “tempo útil”.

A presidente da autarquia, Helena Teodósio, salienta “a importância da inestimável colaboração de outras entidades nesse processo, designadamente as juntas de Freguesia, as IPSS [instituições particulares de solidariedade social], as escolas, a GNR e os Bombeiros Voluntários, além de outras que colaboram na sinalização de quem precisa de ajuda”.

Atualmente a Equipa de Intervenção em Situações de Exceção (EISE) está a prestar auxílio a 500 famílias, mas Célia Simões, vereadora com o pelouro da Ação Social, receia que “esse número venha a aumentar”.

Os serviços têm apostado na entrega de cabazes alimentares semanais bem como na “simplificação processual, com recurso à instrução do processo administrativo simplificado no âmbito do Regulamento de Atribuição de Subsídios a Agregados Familiares em Extrema Carência e Programa Abem, previstos no atual estado de emergência”.

O Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas tem-se destinado à aquisição de bens alimentares a “famílias afetadas pelo ‘lay-off’ ou pelo encerramento de pequenas e médias empresas da região”, explicita a Câmara de Cantanhede.

O município em cooperação entre Rede de Emergência Alimentar do Banco Alimentar Contra a Fome e o Lions Clube de Cantanhede na dinamização do Banco de Leite, tem proporcionado às crianças este bem e contribuindo com a doação de bens.

Aos alunos dos jardins de infância e do 1.º CEB em situação de carência económica estão a ser entregues cabazes de bens de primeira necessidade. Aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos de agregados familiares socialmente fragilizados, as escolas facultam as refeições em regime ‘take-away’.

As medidas de reforço dos auxílios e das ações nas áreas da intervenção social e da saúde, bem como na educação, vão ser prolongadas até ao final do primeiro semestre do ano.

Após este período serão analisadas novamente as necessidades e será ponderado prosseguir com as medidas estabelecidas.

A pandemia de covid-19 provocou em Portugal, a morte de 15.754 pessoas dos 792.829 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.