Câmara de Águeda reforça apoio a mulheres com deficiência vítimas de violência

Posted by
Spread the love

 

FOTO DR

A Câmara de Águeda concedeu 19.025 euros à Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos com Incapacidades de Águeda (CERCIAG) para apoio à Casa de Abrigo para mulheres com deficiência ou incapacidade, vítimas de violência, divulgou hoje a autarquia.

“É um incentivo financeiro para apoiar uma iniciativa de intervenção social junto de uma franja populacional que carece de acompanhamento”, salienta a autarquia, que havia já atribuído uma verba de 18.900 euros para a CERCIAG pôr a casa a funcionar.

“Trata-se de um incentivo que se enquadra numa atuação estratégica do Município de Águeda na promoção da Igualdade de Género e de oportunidades, bem como da não violência, apoiando e desenvolvendo diversas parcerias”, reforça uma nota de imprensa da Câmara.

A Casa de Abrigo da CERCIAG é uma resposta específica de acolhimento temporário para mulheres vítimas de violência com deficiência ou incapacidade, “que tem como objetivo restabelecer a confiança e a segurança das vítimas e posteriormente apoiá-las a reorganizarem e a reconstruírem um projeto de vida”.

A Casa de abrigo, com capacidade para alojar temporariamente sete pessoas, tem condições típicas de uma casa familiar, evitando “qualquer indício de institucionalização”, e destina-se a apoiar mulheres com deficiência vítimas de violência, nomeadamente de maus tratos físicos ou psicológicos, negligência, e de crimes sexuais.

Às vítimas com deficiência é dada uma resposta especializada e personalizada de aconselhamento relacionada com direitos, proteção jurídica e social, habitação, ocupação, formação e emprego.

São ali acolhidas num ambiente familiar mulheres a quem é garantida proteção imediata em situações limite, e que recebem o apoio de uma equipa especializada, para as ajudar a normalizar a sua vida e prover a todas as suas necessidades imediatas.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.