Biotecnológica de Cantanhede aposta no desenvolvimento de imunoterapias

Posted by
Spread the love

Foto UC | Marta Costa

A empresa Immunethep, sediada em Cantanhede, assinou um acordo de investigação com a farmacêutica Merck Sharp and Dohme MSD com o objetivo de “desenvolver imunoterapias inovadoras para infeções bacterianas”.

A empresa de biotecnologia focada no desenvolvimento de imunoterapias antibacterianas assinou um acordo com a farmacêutica MSD para avaliar a gliceraldeído 3-fosfato desidrogenase bacteriana (GAPDH) como um alvo de imunoterapias para o tratamento e/ou prevenção de infeções bacterianas.

“Acreditamos que o desenvolvimento de imunoterapias em colaboração com a MSD, tendo como alvo o mecanismo de virulência que descobrimos, representa um marco significativo para a Immunethep e reflete o trabalho promissor que temos vindo a desenvolver no campo das infeções bacterianas”, refere Bruno Santos, CEO da Immunethep.

A Immunethep, sediada em Cantanhede, desenvolveu estratégias para combater a resistência antimicrobiana para a neutralização da GAPDH bacteriana.

A primeira imunoterapia desenvolvida foi a vacina Paragon Novel Vaccine (PNV), que visa induzir anticorpos específicos para a GAPDH para proteger a pessoa da infeção por “bactérias patogénicas conhecidas pela sua resistência a antibióticos”-

A Immunethep está a investigar o potencial uso de “anticorpos monoclonais contra a GAPDH bacteriana (UnimAb) para tratar casos de infeção aguda”, lê-se em comunicado de imprensa enviado à agência Lusa.

A neutralização da GAPDH bacteriana serve para a “criação de imunoterapias para prevenir e travar infeções bacterianas”, que atualmente representam um risco de saúde pública no mundo.

Nesta colaboração, a empresa farmacêutica MSD financiará a investigação, que tem como objetivo “avaliar o mecanismo de ação da GAPDH bacteriana em humanos e, por outro lado, perceber se a presença de anticorpos circulantes anti-GAPDH constitui um fator de diagnóstico favorável em indivíduos pertencentes a grupos de risco para este tipo de infeções”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.