“Pandemia revelou muita pobreza e também muita solidariedade”

Posted by

DB-Pedro Ramos

2020 “foi um ano atípico, com muitas dificuldades a revelarem-se, mas ficou marcado também pela solidariedade que as pessoas foram demonstrando ao longo do ano”, afirma o presidente do Banco Alimentar Contra a Fome de Coimbra (BACFC).
Apesar da pandemia, “desde março conseguimos distribuir o mesmo que estávamos a distribuir no ano anterior e não fechámos um dia sequer”, sublinha Luís Serpa Oliva .
Um esforço conseguido “apesar das agravantes”, realça. E estas foram o facto de as consequências sociais e económicas da pandemia terem colocado mais uns milhares de pessoas em dificuldades, ao mesmo tempo que a doença obrigava a cancelar as duas campanhas de angariação de bens alimentares que normalmente decorriam nos supermercados – as “campanhas saco”, que reuniam cerca de dois mil voluntários e dezenas de toneladas de alimentos.
O Banco Alimentar apoia habitualmente 68 instituições do distrito de Coimbra, que, por seu turno, distribuem os bens alimentares às famílias carenciadas. Contudo, quando são angariados bens alimentares em grande quantidade, é possível apoiar, ainda que de forma mais pontual, um total de 115 instituições, correspondendo a cerca de 10 mil pessoas, explica Luís Serpa Oliva.
A este número somam-se mais 1.800 pessoas que começaram a ser apoiadas no último ano, só na área do distrito de Coimbra. Tratam-se de agregados familiares que “ficaram em dificuldades devido a consequências da pandemia de covid-19” e que estão a ser apoiadas no âmbito da Rede de Emergência Alimentar”, salienta o presidente do BACFC, admitindo que todos os dias surgem novos pedidos.

Cerca de 240 toneladas distribuídas anualmente
Luís Serpa Oliva reconhece também o apoio recebido a nível nacional, através da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome e da sua presidente, Isabel Jonet. E enfatiza as muitas manifestações de solidariedade que o Banco Alimentar de Coimbra foi recebendo, de empresas, entidades, particulares e voluntários, que permitiram que mantivesse a sua missão.

Pode ler a notícia completa e ver as fotografias do “Beiras Solidário com o Banco Alimentar Contra a Fome” na edição impressa e digital do DIÁRIO AS BEIRAS

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.