Opinião: Qual o objetivo?

Posted by
Spread the love

Com que concelhos se deve comparar a Figueira da Foz?

 

Antes de mais, é importante esclarecer qual o objetivo de compararmos o nosso concelho com outros. Não deverá ser apenas um mero exercício de ver os aspetos melhores ou piores de cada um. Tem de existir substância, racionalidade e aprendizagem. Deverá, por isso, ser um processo sistemático e contínuo de avaliação dos aspetos relevantes do concelho com outros concelhos ou organizações que são reconhecidas como representantes das melhores práticas nesses mesmos temas, na região, no país ou na Europa, conforme a ambição, o estado de desenvolvimento e a capacidade financeira do município.

No que se refere a rankings concelhios, podemos perceber que há muitos motivos de orgulho quando confrontamos por exemplo a oferta cultural, criativa e artística da Figueira da Foz. Aí podemos afirmar que a Figueira tem uma oferta superior e mais variada do que a maioria das capitais de distrito.

O mesmo se passa com a qualidade e dinâmica do tecido industrial, a Figueira é um concelho industrializado e também equiparável a algumas capitais de distrito. Por sua vez, o turismo tem tido uma evolução positiva e superior à média dos concelhos com natureza turística. Não tem ensino superior, mas a qualidade do ensino secundário é reconhecida como uma das melhores do país. O mesmo se passa com os cuidados de saúde.

No que respeita à modernização administrativa dos serviços municipais ou à implementação das tecnologias das cidades inteligentes e boas práticas ambientais, a Figueira é uma referência a nível distrital, e tem procurado aprender com os melhores exemplos nacionais e internacionais.

Ao nível do empreendedorismo, o município tem feito um esforço grande, com o apoio à incubadora de empresas e ao Marefoz, com a criação de coworkings e gabinete de apoio ao investidor e é por isso uma referência de boas práticas. Este investimento tem de se traduzir no futuro em mais indústrias criativas, tecnológicas e start-ups inovadoras, por forma a nos podermos comparar com os outros concelhos que têm universidades ou politécnicos.

As comparações são fundamentais no sentido de conseguirmos perceber quais os exemplos que devemos, ou não, seguir aquando da definição ou na melhoria das estratégias, planos de ação e modelos de gestão para o concelho.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.