Opinião: Parque Urbano adiado

Posted by
Spread the love

Que sugestões tem para o futuro Parque Urbano?

Tem sido maltratado e desprezado o espaço do “futuro Parque Urbano”, ali na várzea de Tavarede. Desde a questionável forma como se deu a implantação de superfícies comerciais a bordejar a margem poente até à inércia e reviravoltas surgidas no processo de transformação do espaço num verdadeiro Parque Urbano.
Falta uma conceção base, assumida e debatida para o Parque, que seja capaz de associar os valores naturais à fruição do espaço pelos figueirenses e visitantes. Falta ainda ligar pedonalmente e por ciclovia o parque urbano à cidade e à praia, permitindo um acesso fácil em modo suave.
Estas obras obrigam a investimentos consideráveis que não estão na calha da Câmara Municipal, mais apostada em projetos caros e pouco frutuosos, desde “remexer” no Jardim Municipal, apoiar um barco elétrico até terceira ponte sobre o Mondego. Tudo somado são milhões de Euros em obras tão bizarras quanto caprichosas.
O Parque Urbano deveria ser discutido com quem sabe e quer um espaço emblemático, desenvolvido com base nas melhores práticas europeias de conservação e fruição da natureza em meio urbano. É uma intervenção que exige cuidados especiais desde o estudo dos percursos de ribeiras, migração de aves, espécies nativas de arbustos e árvores até à redução da poluição luminosa. Enfim criar biodiversidade e não apenas “espaços bonitos”, feitos para encher o olho.
O Parque Urbano da Figueira da Foz é uma oportunidade única de inovar, mitigando a pressão humana e inclinado a balança para o lado da Natureza. O projeto do Parque Urbano deve ser centrado na biodiversidade. Estamos em 2021, exigimos outra atitude perante os desafios da sustentabilidade. Implica isto eliminar fontes de poluição visual, deixar trilhos e caminhos em bruto, preservar as margens dos ribeiros, deixar árvores mortas na paisagem, etc., simplesmente mimetizando a natureza. Terá o executivo municipal tamanha ambição? Ou apenas fará mais do mesmo?

Pode ler a opinião de João Vaz na edição impressa e digital do DIÁRIO AS BEIRAS

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.