Opinião: Com que concelhos se deve comparar a Figueira da Foz?

Posted by
Spread the love

Este tema surgiu na última reunião de câmara após afirmações de um dos vereadores de oposição que procurou comparar a vitalidade económica da Figueira da Foz com alguns dos nossos vizinhos liderados por sociais-democratas. Claramente que intensão de diminuir o executivo camarário saiu gorada quando se viu confrontado com os números concretos da atividade económica do nosso concelho em comparação com os que ele defendera.
Este foi um dos temas que me obrigou a maior investigação na procura de um município nacional que se pudesse comparar à Figueira da Foz. Encontrei vários que partilhassem connosco alguns critérios como a população, o rendimento, a produção ou até mesmo indicadores turísticos. No entanto a conclusão é simples. A Figueira da Foz ocupa um espaço no território nacional singular.
Vamos aos factos, a Figueira da Foz assume-se como cidade já perto do final século XIX. Após 100 anos de enorme crescimento devido à atividade portuária e comercial. De referir, que o fator portuário comercial é dos critérios que singulariza a Figueira da Foz desde cedo, dado que até ao aparecimento de Sines nos anos 70 tratava-se do único porto comercial fora de uma capital de distrito.
Após esta afirmação como espaço portuário de excelência, a Figueira da Foz assiste à chegada da ferrovia e com ela abrimos a porta para vocação turística que ainda hoje nos descreve. Mais tarde, já na segunda metade do século XX observámos o surgimento da grande indústria do papel a Sul do concelho. Sendo ainda hoje o principal motor económico da nossa região e distrito.
Esta pequena descrição histórica poderia ser comparada com o concelho de Aveiro. Contudo, o simples facto de Aveiro ser uma capital de distrito cria uma desigualdade comparativa que tornará o debate pouco criterioso. É difícil encontrar um espelho para a Figueira da Foz, a singularidade do nosso desenvolvimento humano não permite de forma alguma encontrar um concelho “irmão” no território nacional. Contudo, será sempre importante seguir os bons exemplos que muitos concelhos têm para nos ensinar.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.