Opinião: Au revoir, 2020

Posted by

O ano de 2020 foi repleto de verdadeiras mudanças, que marcaram o mundo, a África Ocidental, e a nossa Embaixada em Dakar.
A atribuição do prémio de Diplomata Económico do Ano, em janeiro, foi o culminar de um trabalho de equipa que promoveu com distinção os interesses económicos e a cooperação portuguesa na sub-região, uma honra que fazia adivinhar bons ventos para o nosso projeto. De facto, a inauguração de uma nova chancelaria, moderna e num dos mais proeminentes edifícios da capital, no início do ano, permitiu enfrentar os inesperados desafios dos meses que se seguiram, com uma inédita capacitação a nível consular, e a que se somaram visitas de alto nível e uma estreita cooperação com o hospital pediátrico de referência da sub-região.
Vivemos, subitamente, a adaptação ao “novo normal”, numa transição digital marcada por um apoio pioneiro a cidadãos nacionais no estrangeiro – implementámos, por isso, o teleatendimento consular. Os cidadãos portugueses de Banjul a Abidjan que dependem dos nossos serviços em Dakar encontram-se agora à distância de um simples clique.
As sessões virtuais de um conselho consultivo económico permitiram o contacto com todos os empresários portugueses presentes na nossa área de jurisdição e colmatar as dificuldades que os quilómetros nos impõem. Ouvimos as suas preocupações, atendemos às suas necessidades e, numa lição para o futuro, aprendemos a chegar mais longe – em breve, também com o lançamento de uma pioneira app dedicada a criar pontes entre empresários.
Estas medidas, implementadas atempadamente pelas exigências covidianas, inscrevem-se harmoniosamente nos objetivos da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, que, relembro, se iniciou este mês: promover uma recuperação europeia alavancada nas transições climática e digital e reforçar a autonomia estratégica de uma Europa aberta ao mundo. À nossa maneira e nos últimos doze meses, preparámos e comprovámos na África Ocidental a estratégia europeia que, esperamos, nos fará singrar neste novo ano.

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.