Itecons comemora hoje o seu 15.º aniversário com festa online

DR- José Rocha – Itecons tem sede na rua Pedro Hispano, em Coimbra

O Itecons – Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade celebra hoje o seu 15.º aniversário. Para assinalar a data, o instituto vai realizar, esta segunda-feira, a partir das 18H15, a sua Festa dos 15 Anos, em formato online.
O encontro, transmitido na página de Facebook do Itecons, vai reunir associados, parceiros e clientes da marca, numa atividade que contará com um momento surpresa.
O balanço destes 15 anos ao serviço da investigação aplicada, dos ensaios, da consultoria e da formação nos domínios da construção, da energia, do ambiente e da sustentabilidade, atuando em diversas áreas de engenharia, são “muito positivos”, refere o diretor da organização. Para António Tadeu, o conhecimento multidisciplinar da equipa do Itecons, que conta com cerca de uma centena de colaboradores, tem sido essencial para o sucesso do projeto.
“Tanto na área da mecânica, engenharia civil, química, arquitetura… Temos um know-how muito transversal, assente num conjunto de pessoas e equipamentos ao serviço da energia do ambiente e da sustentabilidade. Quando tudo começou, há 15 anos, não imaginávamos que o instituto tivesse a dimensão que tem atualmente”, conta o diretor do Itecons.
Os números, de facto, confirmam esta evolução. Década e meia após a fundação, a entidade viu a equipa de apenas sete colaboradores iniciais crescer para os 100, sendo que, anualmente, presta serviços a mais de 500 entidades. O instituto conta, ainda, com cerca de 60 associados, entre empresas, municípios e entidades científicas e tecnológicas.
Ao DIÁRIO AS BEIRAS, António Tadeu destacou o próximo “grande projeto”: a construção de um novo edifício, a juntar aos dois que já servem o Itecons, na rua Pedro Hispano, em Coimbra, junto ao Polo II da universidade. Trata-se, adianta o responsável, de um investimento de aproximadamente sete milhões de euros que, nesta altura, se encontra em fase de concurso.
“Julgo que dentro de um ano e meio, talvez dois anos, o edifício já estará construído e devidamente equipado”, explica.

Pode ler a notícia completa na edição impressa e digital do DIÁRIO AS BEIRAS

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.