Figueira da Foz: Recolha de lixo com viaturas menos poluentes

Posted by
Spread the love

DB-J.A.

Foram apresentadas, ontem, cinco novas viaturas de recolha de resíduos sólidos urbanos, uma para lavar contentores, movidas a gás natural comprimido. A frota, três vezes mais amiga do ambiente do que a anterior, que consumia gasóleo, entra ao serviço no âmbito do contrato de prestação daquele serviço celebrado entre a Câmara da Figueira da Foz e a Suma, até 2027, ao abrigo de um concurso público internacional.
O contrato tem um valor de oito milhões de euros e o caderno de encargos inclui a aquisição das viaturas, por um milhão de euros, pela empresa que presta o serviço ao município. Na apresentação das viaturas, na praça da Europa, o presidente da câmara, Carlos Monteiro, realçou o esforço da autarquia e da Suma em tornar o processo da recolha dos resíduos sólidos urbanos mais amigo do ambiente, considerando que a nova frota representa “mais um passo importante”.
Entretanto, a autarquia fez uma candidatura a fundos europeus para a recolha de biorresíduos. Ainda a propósito de ambiente, o concelho atingiu, em 2020, um nível de reciclagem de resíduos sólidos domésticos, 48 quilos por habitante, superior à média nacional.
Retomando o caderno de encargos do contrato com a Suma, além da recolha de lixo e lavagem de contentores, o documento inclui, também, campanhas de sensibilização ambiental nas escolas do concelho. E, ainda, a substituição progressiva dos contentores antigos por outros mais modernos.

Pode ler a notícia completa na edição impressa e digital do DIÁRIO AS BEIRAS

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.