Covid-19: Autarca da Lousã apela à prioridade de vacinação dos bombeiros

Posted by
Spread the love

DB-|e|Isa Cadete

O presidente da Câmara Municipal da Lousã enviou uma carta ao primeiro-ministro apelando para quer seja dada prioridade à vacinação dos bombeiros contra a covid-19, foi hoje anunciado.

O presidente da Câmara da Lousã, Luís Antunes refere “que estes cidadãos e cidadãs, na sua maioria voluntários, desempenham um papel fundamental na estrutura de socorro, estando na “linha da frente”, tendo contacto – em espaços confinados, nomeadamente nas células sanitárias das ambulâncias e durante períodos prolongados – com doentes infetados ou suspeitos de infeção por COVID-19”, explica.

Os bombeiros devem ser integrados no “grupo prioritário de vacinação em curso”, para continuarem a garantir “com a máxima segurança e tranquilidade” reposta às populações, na emergência pré-hospitalar e também ocorrências como incêndios e acidentes rodoviários, sustenta o autarca.

A carta de apelo à vacinação feito pelo do presidente da câmara daquela vila do distrito de Coimbra também foi enviada para a coordenação da ‘task force’ para o plano de vacinação contra a covid-19, adianta uma nota da autarquia, hoje divulgada.

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) considerou na segunda feira que “só a antecipação imediata” do processo de vacinação dos bombeiros poderá salvaguardar as dificuldades sentidas por estes elementos que atuam na primeira linha do combate à pandemia de covid-19.

Também a Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP) exigiu, naquele dia, a vacinação das equipas que lidam com doentes covid, alertando que há cada vez mais bombeiros infetados com o novo coronavírus e que há um risco de alguns quartéis fecharem.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.