Basquetebol: Académica com exame exigente em Lisboa frente ao Benfica

Posted by

FPB/sportflash

O mês de janeiro, no meio universitário, é normalmente marcado pelo período de exames.
Utilizando o paralelismo com o meio académico, bem se se pode dizer que a Secção de Basquetebol da Académica tem, este sábado, a partir das 15H00, na 16.ª jornada da Liga Profissional de Basquetebol, um exame complicado e de exigência máxima diante do Benfica.
Depois de terem defrontado o FC Porto na Dragão Arena, no passado dia 15 (desaire por 101-65), os comandados de Ivo Rego jogam agora no Pavilhão Fidelidade, casa dos encarnados.
Atualmente no 8.º lugar, com 21 pontos somados em 15 desafios, os estudantes, que este ano regressaram ao escalão máximo do basquetebol masculino português, ocupam a última posição que dá acesso ao play-off de campeão.
Pela frente na tarde deste sábado a turma de Coimbra terá o Benfica, atual 3.º classificado (26 pontos). O conjunto de Carlos Lisboa é o recordista na conquista de campeonatos nacionais, contando com Campeonato Nacional da 1.ª Divisão, Liga Profissional e Liga Portuguesa de Basquetebol, são já 27 os títulos das águias (a Académica tem quatro no seu historial). A título de curiosidade, o primeiro campeão nacional de basquetebol masculino foi o Sport Conimbricense, na época de 1932-1993.
No duelo da primeira volta, disputado no Pavilhão Mário Mexia, a Académica perdeu, 93-74, num jogo em que ofereceu boa réplica aos lisboetas na primeira parte (perdia por 43-40 ao intervalo), mas que ficou comprometido pelo desequilibrado terceiro quarto (parcial de 29-14 favorável ao Benfica).
De “mão quente” nesse duelo esteve o base norte-americano dos estudantes, Malcolm Richardson, que terminou o desafio com 25 pontos, dois ressaltos e duas assistências.
Este sábado há nova oportunidade para a Académica “tentar bater o pé”, pela primeira vez, a um dos candidatos ao título. O encontro é transmitido pela BenficaTV.

Ciclo exigente
Depois de jogar em Lisboa, na 16.ª jornada da Liga Profissional, a Académica recebe o Esgueira, no dia 30 de janeiro.
O mês de fevereiro começa com as emoções da Taça de Portugal. Nos oitavos de final da prova, os estudantes recebem, no dia 6, o V. Guimarães. Na 17.ª jornada há deslocação a Lisboa, ao Pavilhão João Rocha (13 de fevereiro), para um duro embate frente ao líder invicto da Liga, o Sporting. Depois dos “leões”, o mês de fevereiro termina com a receção à bicampeã nacional, Oliveirense. O encontro frente aos comandados pelo técnico conimbricense Norberto Alves está agendada para o dia 27. De referir que as datas divulgadas pela Federação Portuguesa de Basquetebol podem ainda sofrer alterações.

Pode ler a notícia completa na edição digital e impressa do DIÁRIO AS BEIRAS

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.