Quiaios ficou sem presidente de junta

Posted by
Spread the love

A freguesia de Quiaios ficou sem o presidente da junta em funções, Ricardo Santos, resultado das consequências legais da renúncia ao mandato pelos eleitos da oposição (PSD e CDU) na Assembleia de Freguesia (AF). O autarca socialista passou a assumir as funções de coordenador de uma comissão administrativa provisória, até o Governo indicar uma comissão que fará a gestão corrente da autarquia até às eleições intercalares, que também serão marcadas pelo Executivo nacional.
A AF de Quiaios, desde esta semana apenas com autarcas do PS, comunicou ao Governo a falta de quórum naquele órgão autárquico. A partir do dia da receção da missiva, as eleições terão de ser marcadas no prazo de 30 dias. Depois de cumprida esta formalidade, o ato eleitoral terá de realizar-se no prazo de 60 dias.
Os quiaenses serão chamados às urnas duas vezes no mesmo ano, já que haverá Eleições Autárquicas regulares no último trimestre de 2021. Desde 2009, estas serão as segundas eleições intercalares realizadas em Quiaios.
A renúncia ao mandato pelos autarcas da oposição surgiu na sequência da perda de mandato, imposta em setembro pelo tribunal, da presidente e do secretário da junta. Desde então, todas as tentativas para formar novo executivo foram inviabilizadas pelo PSD e pela CDU, em maioria na Assembleia de Freguesia.

Notícia completa na edição impressa de hoje

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.