Opinião – Uma cimeira europeia com impacto local

Posted by

Estou em Bruxelas há nove anos a trabalhar nas instituições europeias e desde então já foram realizadas dezenas de cimeiras, algumas delas muito emotivas e com dificuldade em alcançar compromissos estáveis e duradouros. Esta semana decorre mais uma reunião de líderes europeus, assumindo esta particular importância não só para o futuro da Europa, mas também para os vários actores económicos e sociais da Região de Coimbra.
Em termos de fundos estruturais e como já aqui referi da última vez, a Comissão Europeia negociou um pacote de fundos europeus que poderá atribuir cerca de 45 mil milhões de euros a Portugal. No caso de um não acordo nesta cimeira, a Região de Coimbra perderá uma enorme fatia destes fundos estruturais que não poderão ser rapidamente utilizados para apoiar PME’s, entidades do terceiro sector ou mesmo projectos municipais. Um não acordo nesta cimeira colocaria em causa a recuperação económica e social que todos ambicionamos.
Outro dos assuntos discutidos será o Brexit e a nossa futura relação com um estado que não pertence à União. Afinal, seria justo que as muitas startups existentes em Coimbra tivessem acesso ao mercado europeu da mesma forma que as suas congéneres britânicas? Seria justo que os pescadores britânicos tivessem acesso a águas territoriais portuguesas, enquanto os pescadores figueirenses e mirenses não tenham reciprocidade de acesso? São questões de política comercial, direitos dos cidadãos e diferenciação de acesso que terão um impacto concreto nas diversas actividades económicas da Região de Coimbra.
Em Bruxelas as expectativas são altas, esperando-se chegar a um acordo definitivo nos vários dossiers por forma a alavancar a recuperação económica e social e desenvolver um quadro estável de relações futuras com o Reino Unido que beneficie directamente os agentes económicos e sociais da Região de Coimbra.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.