Opinião – Traz outro amigo também!

Posted by

Escrevo para jornais há décadas. Mas poucas vezes o fiz, como esta, noutra qualidade que não a de jornalista (profissão que abracei há meio século). E é a primeira vez que o faço enquanto Presidente eleito da Associação dos Antigos Estudantes de Coimbra, assim respondendo ao convite gentil do Director do Diário As Beiras.
(Sublinho que não assumi ainda essas funções, o que só acontecerá no início do próximo mês de Janeiro, devendo a tomada de posse dos novos Órgãos Sociais da AAEC decorrer no dia 8, em hora e local a anunciar oportunamente).
Nesta primeira intervenção pública, começo por render homenagem ao Presidente cessante, o juiz jubilado Américo Santos, um velho amigo e companheiro de várias outras andanças, que há dez anos integra a Direcção da AAEC, a ela presidindo nos dois últimos mandatos. Homenagem extensiva, naturalmente, a todos os membros dos Órgãos Sociais, que ajudaram a conduzir até aqui uma Associação que conquistou e foi consolidando grande prestígio ao longo dos seus 61 anos de existência.
E não foi tarefa fácil, já que os dirigentes cessantes tiveram de enfrentar diversos problemas complexos. Deles destaco a mudança da sede, das instalações onde esteve durante mais de 50 anos (no Largo da Portagem), para as actuais (na Rua Pinheiro Chagas, 94 ), com todo o trabalho intenso que isso exigiu. Mas também a inesperada e malfadada pandemia, que obrigou à suspensão das diversas actividades programadas para o ano que agora termina.
Infelizmente, o próximo ano continuará a ser afectado, pelo menos nos seus primeiros meses, pelos condicionalismos decorrentes da Covid-19, o que reduz muito o leque de realizações possíveis.
Mas há algumas que podem concretizar-se, porque não infringem as cautelas sanitárias.
Destas destaco a captação, como Sócios, de antigos estudantes de Coimbra das mais diversas gerações, incluindo as mais recentes, de forma a rejuvenescer o actual quadro associativo e a proporcionar um enriquecedor intercâmbio geracional.
Além das regalias de que já usufruem, estamos a diligenciar no sentido de conseguir novas vantagens para os Sócios.
Propomo-nos também desenvolver diversas actividades de natureza cultural, desportiva e recreativa, logo que tal seja exequível sem riscos para a saúde – e de forma a corresponder às expectativas dos Sócios.
Por tudo isto, aqui deixo um apelo a cada um dos antigos estudantes de Coimbra que me estão a ler:
– Se ainda não é sócio da AAEC, por favor inscreva-se (basta ligar para o n.º 916867216 ou enviar um e-mail para aaecoimbra@gmail.com).
– Se já é sócio, por favor indique-nos novos associados (colegas, amigos, familiares).
Para reforçar este apelo, recorro, a concluir, ao título de uma bela balada de um famoso antigo estudante de Coimbra, Zeca Afonso: “Traz outro amigo também!”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.