Opinião – Apoios ao turismo e a preparação da retoma

Posted by
Spread the love

O turismo é um dos sectores mais importantes na economia portuguesa. Em 2019, o sector do turismo representou 51,5 % das exportações de serviços e 18,4 % do total das exportações. Portugal recebeu em 2019, cerca de 27 milhões de hóspedes e registou 71 milhões de dormidas.
O turismo foi dos setores mais atingidos pela Covid-19. As restrições impostas pela pandemia tiveram um impacto sem precedentes neste sector tanto em Portugal como em todo o mundo.
Em Portugal, o impacto da pandemia no turismo foi muito significativo. A quebra de faturação nas empresas dos subsectores do turismo foi de 7,7 mil milhões de euros, a diminuição de dormidas foi de 61,5% e de hóspedes de 59,4 %, dados estatísticos comparativos ao terceiro trimestre de 2020 face ao período homólogo de 2019.
Portugal foi recentemente eleito melhor destino europeu, tendo ganho 27 prémios. Este facto demonstra bem o reconhecimento de Portugal como destino turístico bem como a sua potencialidade de crescimento em 2021. É fundamental apoiar este setor e prepará-lo para a retoma.
Nas medidas de apoio ao setor destacam-se diversas áreas, o apoio à economia, a proteção ao emprego e a comunicação da marca Portugal.
Nas medidas de apoio à economia foram lançados diversos programas que passam por linhas de apoio à tesouraria, de linhas especificas de apoio à restauração, a agências de viagens, ao alojamento, o programa Adaptar e o programa Apoiar. Estes apoios tem tido uma grande aceitação junto dos operadores. Acresce realçar que os programas são reforçados ou são lançados novos apoios, sempre de acordo com as necessidades do sector. O total de apoios à economia, concedidos na área do turismo, até dezembro 2020, foi de 2481 milhões de euros.
Na proteção do emprego destacamos a preocupação com a mão-de-obra intensiva, responsável pela criação de muitos postos de trabalho ao longo dos últimos anos. Neste âmbito realçamos a preocupação de se preservarem os postos de trabalho, que são críticos para a retoma do setor. O Lay-off simplificado é uma das medidas mais importantes na preservação do emprego.
Nas medidas de apoio à gestão de crise, a implementação do selo “clean & safe” foi uma inovação a nível mundial, sendo rapidamente replicada por outros países. Até dezembro de 2020, estão certificados 22541 estabelecimentos entre 22 tipologias de agentes do sector.
O diagnóstico do impacto da pandemia no turismo está definido, as medidas para ultrapassar estão a ser aplicadas e reforçadas nos diferentes subsectores, sendo agora crucial preparar o futuro. Os países que estiverem mais bem preparados serão aqueles em que a retoma será mais rápida e com resultados mais eficientes.
O Governo está a preparar o Plano de Retoma para o Turismo. Este assenta em cinco pilares: investimento, conhecimento, território, conectividade e promoção.
No pilar do investimento é necessário reforçar a aposta e a confiança no sector do turismo. No conhecimento devem ser reforçadas as competências digitais nos diferentes níveis. Ao nível do território pretende-se criar coesão territorial, com diversificação e qualificação da oferta, diminuição da sazonalidade e promoção da sustentabilidade. A conectividade visa promover a reposição das ligações aéreas. Por último, a promoção onde é essencial reforçar a confiança no destino Portugal.

A minha atividade na semana que passou
A intervenção na Comissão de Defesa Nacional na audição do Sr. Ministro da Defesa Nacional;
A intervenção na Comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação na audição da Sra. Secretária de Estado do Turismo;
A participação nas reuniões plenárias;
A participação na reunião do Grupo Parlamentar do PS

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.