Ministro da Educação garante mais 260 mil computadores para as escolas

Posted by

O ministro da Educação anunciou ontem a aquisição de mais 260 mil computadores para as escolas, depois de concluída a distribuição, durante o primeiro período escolar, de 100 mil equipamentos no âmbito do programa Escola Digital.
“Posso anunciar que já compramos mais 260 mil computadores. Pelo menos 260 mil computadores, numa altura em que todo o mundo luta por computadores”, afirmou ontem Tiago Brandão Rodrigues no final de uma visita às obras de requalificação da escola básica e secundária Sidónio Pais, no concelho de Caminha, distrito de Viana do Castelo, referindo também que foi concluída ao longo do primeiro período escolar a distribuição dos primeiros 100 mil computadores, que tinha sido iniciada na primeira quinzena de novembro.
“Temos ouvido muitos relatos de muitos países que não conseguiram comprar um único computador, apesar de terem recursos para isso. A produção de computadores, num primeiro período, foi interrompida nas fábricas da China, onde tudo parou. Depois, ao ser reativada [a produção] sabemos que temos milhares de empresas a quererem ir para teletrabalho e comprarem computadores”, especificou.
“Impusemos algumas condições. Que os alunos de ação social escolar fossem os primeiros a receber esses computadores. Começamos pelo secundário, depois o básico. (…)Esta é a maior operação que alguma vez aconteceu de transição digital no nosso sistema educativo. Já estava pensada no programa do Governo. Já estava a ser trabalhada no Ministério da Educação. A pandemia veio catalisar, acelerar todo o processo”, adiantou.
Questionado pelos jornalistas sobre a existência, em algumas zonas do país, de alunos sem aulas por falta de professores de português e matemática, Tiago Brandão Rodrigues disse que o sistema está a dar resposta aos casos pontuais que vão surgindo.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.