Teste rápido da Cruz Vermelha custa 20 euros

Spread the love

Saber se está ou não infetado com covid-19 pode custar 20 euros e o resultado é conhecido em 15 minutos. O Centro Clínico de Coimbra da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) está a fazer 150 testes de antigénio todos os dias.
O teste é feito mediante marcação prévia através da linha telefónica 1415, que funciona 24 horas por dia e está disponível para todo o país.
“Estamos a fazer 150 colheitas diárias, em Coimbra, a pedido de particulares e empresas. São pessoas que se dirigem à clínica porque tiveram contactos de risco ou por indicação médica”, disse ao DIÁRIO AS BEIRAS Gonçalo Órfão, coordenador nacional de Emergência da CVP. O número de testes mais do que duplicou nas últimas semanas devido ao aumento de casos, sobretudo no Centro do país.
Em Coimbra, segundo dados cedidos pela CVP, já se realizaram 1.376 testes, sendo que 46 deram positivo. A nível nacional, foram efetuados 54.629 testes, de antigénio e moleculares, 2.389 dos quais com resultado positivo.

100 mil testes
entregues ao Governo
No âmbito de um protocolo estabelecido com o Ministério da Saúde, a CVP já cedeu ao Governo 100 mil testes rápidos. Além destes, estão em Coimbra “mais uns milhares para consumo da Cruz Vermelha”, adianta Gonçalo Órfão, lembrando que a instituição recebeu financiamento da Federação Internacional da Cruz Vermelha para adquirir meio milhão de testes a duas farmacêuticas.
O Ministério da Saúde está a usar os testes rápidos cedidos pela CVP desde 9 de novembro. A intenção é que sejam contempladas escolas públicas e lares do setor social, assim como profissionais de saúde.
A utilização destes kits, que funcionam de forma semelhante a um teste de gravidez e têm uma fiabilidade elevada, é “reduzir e controlar ainda mais a transmissão da doença e prevenir e mitigar o impacto no sistema de saúde, nos seus serviços e nas populações mais vulneráveis”, afirmou a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.

Notícia completa na edição impressa de hoje

2 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.