A garantia foi deixada na Assembleia da República pela ministra da Saúde, Marta Temido. Uma decisão baseada em pareceres técnicos e que foi proposta à tutela pelo Conselho de Administração
A ministra da Saúde, Marta Temido, disse esta quinta-feira na Assembleia da República que a nova Maternidade vai ser construída no perímetro dos Hospitais da Universidade de Coimbra (polo HUC-CHUC). Questionada pelos deputados social-democrata Paulo Leitão e Maló de Abreu e pelo socialista João Gouveia, na Comissão de Saúde, a governante referiu que “a proposta do Conselho de Administração é clara: envolve a construção da maternidade no perímetro dos Hospitais da Universidade de Coimbra”.
De acordo com a titular da pasta da Saúde, esta decisão baseia-se em pareceres técnicos e deverá “consubstanciar-se a breve trecho no terreno”. “Aquilo que existe sobre esta temática implica também uma análise conjunta com outras (intervenções) que estão a decorrer na mesma zona e que serão avaliadas, espero eu, ainda este ano”, frisou.
Recorde-se que, ainda esta semana, em entrevista ao DIÁRIO AS BEIRAS, o presidente do Conselho de Administração do CHUC, Carlos Santos, chamou a atenção para a necessidade de se tomar uma decisão rápida e que a opção deve recair naquela que “melhor reunir os requisitos de segurança para a grávida”. “Neste momento, obviamente, é nos HUC onde esses requisitos estão reunidos”, afirmou o responsável.
Carlos Santos não fechou a porta a uma outra opção – Covões, por exemplo – mas tal só deverá acontecer se a sociedade estiver disponível “para fazer um investimento diferente”.
Notícia completa na edição impressão